segunda-feira, 29 de setembro de 2008

365 jours


Oie!

Hoje faz exatamente um ano que cheguei em Paris. Muita choradeira quando sai de SP e me despedi de todos. Muita apreensão e nervoso. Muita ansiedade e expectativa. Tudo como deveria ser. A chegada também foi como deveria ser: difícil! Porém, se - quando completei 6 meses de Paris - escrevi todas as vezes que chorei e como tinha sido difícil, hoje - 6 meses depois - escrevo para dizer que esses ultimos seis meses foram otimos! Muitas visitas. Varias pessoas passaram por aqui e sempre deu para matar um pouquinho da saudade. Muitas viagens. Revisitei lugares como Londres e Roma mas conheci outros como Lille, Bordeaux, Amboise. E, como 1 fotografia vale mais do que 1000 palavras, coloco algumas fotos aqui para ilustrar esses seis meses.

Ah! Sei que nao tenho contado muitas historias mas nao tenho feito nada de muito diferente nessa atual fase de intelectual estudiosa.

Shana tova!
Beijos
Bia

domingo, 21 de setembro de 2008

casamento em Paris

não! não é o meu.....
Estou na fase de intelectual estudiosa do meu ano aqui. Então, fico em casa, estudando, lendo e escrevendo. Essa semana, teve um dia que a calçada do prédio estava lotada (umas 50) de pessoas vestidas para festa. Claro que era algo na sinagoga em frente. As pessoas ficaram la de pé durante mais ou menos uma hora entre 14hs e 15hs, numa quinta-feira! De repente, todos começam a bater palmas. Fui ver o que era....... era o noivo chegando! Deu mais cinco minutos, palmas de novo mas, dessa vez, com gritos e assobios. Era a noiva chegando! A noiva saiu do carro, cumprimentou o noivo, os convidados, a família, etc. Tudo isso em plena calçada. Sem nenhuma cerimonia da noiva entrar só depois que todos estivessem e que o noivo antes da cerimonia....
Achei muito interessante!

Beijos
Bia

sábado, 13 de setembro de 2008

35 anos em Paris

Oi!

Depois de trabalhar muito nas ultimas semanas no estagio e sem ter novidades para escrever aqui, voltei! Nessa semana, foi o ultimo dia do estagio (dia 10). E dia 11, começou a ultima fase da minha estadia aqui - a fase de concentração total na tese. Alem, claro, de ser meu aniversario - 35 anos em Paris!
Na quarta a noite, acontece o seguinte dialogo com minha mãe:
-Que horas você vai sair de casa amanha?
-Não sei, mãe. Vou acordar com calma e vou sair para passear por Paris
-Você espera eu te ligar para dar parabéns?
-Claro que não, ne! Não vou passar a manha inteira em "casa"
-.......
-Mãe, você comprou alguma coisa e pediu para entregar amanha?
-Eu??????????????? Óbvio que não!
-Mãe?!?!?!
-hehehehe. Não comprei nada! (deu para ouvir meu falando "não conta!!!")
-Esta bem, então..... Você gostaria que eu ficasse em casa ate que horas?
-11hs. Pode ser?
-Pode

Então, como prometido fiquei na mansaozinha. As 10h30, toca a campainha/ interfone - Flores para Beatrice. Sobe o entregador e me entrega uma caixa enoooorme (a altura batia no meu quadril). Assinei o papel e peguei a caixa. Abri e tinha um bouquet de gerberas! Muito lindo (minhas flores favoritas). Dentro da caixa tinha: flores num pote de plástico mega elaborado para a agua, um vaso de resina, uma caxinha de chocolate. Fiquei super emocionada! Tirei tudo de dentro da caixa e montei o vaso. Porém, ai começou um petit problema. Onde colocar o vaso??? A casa só tem uma mesa (que serve de escritório e para comer). Seria meio arriscado colocar um vaso com agua ao lado do computador....... Nas estantes também não daria porque, alem de estarem cheia de livros, a altura não seria suficiente. Conclusão: o único lugar possível seria ao lado do microondas. Só precisava empurrar o microondas um pouquinho para o lado. La fui eu.... empurrei um pouquinho, não deu espaço suficiente. Mais um pouquinho, ainda não...... Mais um pouquinho.... Ploooooooooooft!!! Não, não foi o microondas! Foi uma garrafa de 2 litros de ice tea de pêssego, que sobrou de um picnic que fiz com uma turmona quando meu irmão estava aqui. Como não gosto de ice tea, tinha deixado a garrafa la. A garrafa se espatifou no chão e la se foi ice tea de pêssego para todos os lados. A sorte foi que a garrafa caiu para "o lado" do banheiro/ cozinha onde o chão é azulejo! (se tivesse caído no tapete da parte quarto/ sala/ escritório, eu estaria cheirando ice tea ate agora!) Tudo isso para, depois, eu lembrar que esse canto do microndas é muito quente e estragaria as flores. Conclusão: as flores acabaram no chão mesmo!!

Depois desse pequeno incidente, fui passear por Paris, me dei alguns presentes e cortei o cabelo. Deu tempo de chegar em casa, tomar banho e sair para o café. Tinha convidados alguns amigos para irem comemorar comigo. Lugar: um café aqui perto. Bem na hora que ia sair de casa, começou a chover e chover muuuuuito. Uma amiga já estava me esperando, eu precisava sair de casa mesmo com a chuva. Então la fui, de sai e blusa (tom predominante das duas peças - vermelho), coloquei um capa preta, coloquei os sapatos na bolsa e fui de havaianas pretas e para complementar o modelito - o guarda-chuva listrado branco, vermelho, cinza e preto. Estava muuuuito fashion!

A comemoração a noite foi super gostosa, com bons amigos que fiz aqui. Faltaram os amigos brasileiros, que estavam no coraçao :o)

Beijos
Bia