segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

logica francesa

Oi!

Em Março acaba o período de aulas da faculdade e, em Abril, começa o período de estagio que pode ser de 4 a 6 meses. Então, mandei CVs para vários museus, instituicoes e produtoras. Eu tive algumas entrevistas (ate agora sem resposta) mas cada uma foi uma aventura diferente. O escritório de um dos escritórios é na esquina da minha mansão. Então, cheguei la exatamente 5 minutos antes da entrevista. Pedi para falar com o cara e a recepcionista:

- Ele não trabalha aqui.
- Como assim??? Ele trabalha onde?
- (num francês bem devagar) Ele não fica aqui.
- Eu entendi!!! Mas ele trabalha onde?
- (francês bem devagar) Essa é uma sede, ele fica em outra sede
-Eu entendi!! Mais ou????????? Eu tenho uma entrevista com ele agora!

Ai, a recepcionista, simpática, ligou e avisou que eu estava no lugar errado. Ai, ela virou para mim e falou:

- Vou te explicar como chegar la. Vc conhece paris?
- Conheço (fala logo pq estou atrasada!!!)
- Você sai da agência e à droite, ai tout droit, à droite, e tout à droit de novo. E voilà! Você esta la!
- Que????
- Você sai da agência e à droite, tout droit, à droite, e tout à droit de novo

Não da para entender nada! rsrss Tradução:
à droite : a direita
tout droit : seguir reto
Absolutamente sem lógica!! A sorte é que eu conheço a região e consegui perguntar pelos nomes das ruas qual era o caminho. Chego la, a entrevista começa e eu peço desculpas pela confusão. O cara me diz: achei que você tivesse entendido que era aqui. Como era uma entrevista de emprego, engoli seco e deixei quieto mas a vontade era de responder: como saberia se você não me disse nada!!! :o))

Beijos e bom carnaval
Bia

sábado, 19 de janeiro de 2008

professores e encanadores

Salut!
;
Essa semana, tive duas experiências que resumem bem a diferença de serviços no Brasil e na França.
;
professores: quinta feira, tive uma matéria nova - Patrimonio Cultural - com um professor peruano. O cara fala francês como se estivesse falando espanhol, no mesmo ritmo. Muito engraçado (eu posso rir porque falo francês muito pior que ele! rsrss) A aula foi super interessante e prendeu minha atenção. E eu fiquei pensando qual era a diferença em relaçao as outras aulas. Achei primeiro que era o sotaque, que talvez fosse mais fácil de entender. Ai depois fui perceber que a diferença toda estava na maneira dinâmica da aula. O cara já chegou brincando, perguntando e incentivando a participação do grupo. Alem de não ficar sentado um minuto. Foi ai que percebi como as aulas são monótonas, os professores sentam e lêem textos. Tudo na mesma intonação de voz. é chato! Sempre achei que a minha dificuldade em me concentrar estava na falta da minha fluência em francês. Mas, não!!! No intervalo, todos estavam comentando como esse professor é interessante. Fiquei pensando que um professor, de escola ou faculdade particular, que fique sentando o tempo todo, vai receber muitas reclamações. Realmente isso é muito difícil e acontecer no Brasil!
;
encanadores: desde que cheguei, cada vez que aperto a descarga vaza agua de um tanquinho que fica no teto. Esse vazamento tem piorado de pouquinho em pouquinho e agora já cai agua suficiente para molhar o chão e etc. Depois de muito insistir, consegui que um encanador de verdade viesse. Ele veio semana passada para ver o problema e voltou hoje. (detalhe: ele é lindo!rsrs) Hoje, ele veio com mais um ajudante. Como não tem muito espaço na minha mansão, os dois chegaram e jogaram os casacos sobre tudo na minha cama (folga!!). Alem de consertar o vazamento, eles deveriam colocar azulejo no box da privada porque o vazamento tinha estragado toda a pintura. (outro detalhe: ontem fiz a limpeza semanal da mansão e lavei roupa. Estava tudo cheirozinho e limpinho) Estava eu ao telefone quando o cara começou a cortar azulejo com serra eletrica! Ele podia ter avisado porque o barulho foi enorme que não escutava mais nada e porque fez um pó horrível. Sai correndo para cobrir a cama com outro lençol, tirar as toalhas de banho e rosto, guardar sobretudo, etc. é o fim!! (mais um detalhe: no meu mega studio, só tem 1 privada - não posso chamar de banheiro. Então, no meio do dia, estava apertada e fui correndo até a o Mc Donalds da esquina. Pelo menos não comi nada estragado esses últimos dias....) Bom, eles foram embora, agora, porque o problema é maior do que se imaginava e vão precisar trocar todo o encanamento. Mas, eles foram embora e deixaram tudo sujo..... tudo o que eu tinha limpado ontem. :o((( E não é um sujinho básico pós-reforma. SUJO mesmo!!!! Aguardem cenas dos próximos capítulos porque já vi que ainda vem sujeira feia... rs
;
Ah! Novidade: provavelmente haverá nova greve essa semana!
;
beijos
Bia

sábado, 12 de janeiro de 2008

provas

Oi!
;
Depois de duas semanas de férias, as aulas começaram na última segunda feira. Já tínhamos uma prova marcada para terça tarde, era de budget/ orçamento/ contabilidade. No sábado, recebemos um email dizendo que teríamos prova de administração na mesma terça. Além da prova de inglês que seria quinta. Bom, segunda..... volta às aulas.... todo mundo histérico.... estudando, brigando para não ter duas provas no mesmo dia. Stress total!
;
Chega terça, eu acordo e durante o café vou estudando (contabilidade em francês é o que há!). Chego na faculdade (atrasada 10 minutos.....) e a prova de administração já começou. Depois de 15 minutos, la estou eu, concentradissima fazendo a prova e estava só na metade, quando o professor fala: "Vamos corrigir todos juntos e debater sobre as questões". Depois de duas horas de correçao de prova, acabou a aula e o professor nem recolheu prova.....
;
Almoço..... stress..... todos estudando para prova da tarde. Chega o professor, todos nervosos.... e o professor nem trouxe a prova digitada e xerocada. Ele começa a.... ditar (!!) a prova. Começa a ler, demoro para entender e quando começo a responder as perguntas...... o professor fala: "vamos corrigir, debater e depois eu recolho as provas". Pelo menos recolheu as provas!!!
;
Quinta-feira, prova de inglês, duas horas de prova! Escrever e escrever, para mim tranquilo. Mas para o povo que não sabe inglês muito bem, foi difícil....
;
Agora, começou a época de trabalhos e provas! E algumas provas prometem uma histeria generalizada!! Mas, com certeza, todos sobreviveremos..... espero!! :o)))
;
bisous
Bia

domingo, 6 de janeiro de 2008

cabelos e barra de calça

Coucou!
;
Algumas coisas são mais complicadas do que imaginamos. Se já não são simples explicar em português, imagine em Francês! Também é complicado achar alguns serviços simples....
;
La fui eu cortar o cabelo. Pensei muito em ir a uma escola de cabeleireiro mas todas elas logo avisam que o corte será de acordo com as necessidades delas.... Fiquei pensando, discuti com a minha assessora para assuntos aleatórios (queridissima Mãe!) e cheguei a conclusão que era arriscado. Já imaginou se eu saísse com o cabelo curtíssimo, corte estilo Joãozinho?? Melhor não.... Pesquisei pelo bairro e achei um cabelo que tinha uma promoção para os clientes novos. Fácil decisão! La fui eu! Cheguei, confirmei a promoção e logo fui atendida pela "fofa" da cabeleireira que não tinha paciência alguma para entender meu francês. Tentei explicar que queria o mesmo corte mas que precisava cortar as pontas. Como aqui tudo funciona a base de combinados e pacotes, o corte de cabelo tem lavagem e escova inclusos. Então, aproveitei a mordomia! No meio da lavagem, ela me pergunta se quero por creme (que eu entendi como condicionador básico) no cabelo. Claro!!! Quero tudo! Alem do que, sem creme, vai seria impossível pentear. Passou o creme, cortou o cabelo e fez escova. Na hora de pagar, o susto! Ela cobrou 10 euros pelo creminho!!!!! é o fim!!!! Mas pelo menos consegui explicar o corte e saiu direitinho, um pouco mais repicado do que gostaria mas ficou legal!
;
Resolvi que estava na hora de repor a calça preta novinha que cortei junto com a perna na minha primeira semana aqui. Decidida a enfrentar multidões, fui ao shopping. Depois de algumas lojas, achei uma calça legal. Só precisava de um ajustizinho básico: barra da calça. Perguntei para a vendedora se eles arrumavam, não. Perguntei se ela conhecia onde arrumar: não. Mais tarde, encontrei com a dona do apartamento que alugo. Perguntei para ela onde fazer a barra da calça. Resposta dela: "você não sabe fazer barra de calça????????????". Eu: "não. Em SP, todas as lojas fazem esses ajustes.......". Ela: "pois aqui não é assim. Essa é uma boa hora de você aprender a fazer barra de calça!!!" hehehe dei muita risada. Eu, com linha e agulha, fazendo uma barra sem deixar a calça marcada???? hehehe Fiquei pensando como fazer, arquitetando planos.... a melhor ideia que tive foi a de procurar, pela Internet, lugares que ajustam roupas. Achei e pertinho da minha casa!!!! ufa....... :o)
;
boa semana a todos
beijos
Bia

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

bonne année

Bon jour!
Aqui em Paris, um tempo otimo! Esta 8 graus! Para mim, isso é um calorzao! hehe Depois de -6 qualquer temperatura acima de 0 é maravilhosa!

Estou sem aulas da faculdade por 2 semanas, volto dia 7 já com prova de finanças! Mas ate agora, aproveitei para conhecer Paris um pouco. Andei bastante a pé para conhecer lugarzinhos que não conheceria na correria do dia e lugares importantes. Ou tentei conhecer ...... porque a cidade esta simplesmente abarrotada de pessoas! Na sexta passada, resolvi ir até Galeries Lafayatte e Printemps procurar um conjunto de cachecol, luvas e gorro/ chapéu. Preciso dizer que estava me vestindo bem como turista: luvas vinho, cachecol roxo ou marrom com bege e gorro preto. Se contar que ainda tinha outras cores do sobre-tudo, do pullover e da calça, ficava ridículo! Então, la fui eu, tentar achar algum conjuntinho para eu ficar tres chic! Fui toda animada, peguei o metro e desci na Opera. Andei um quarteirão até chegar no Boulvevard Haussmann. E fiquei absolutamente pasma quando cheguei........... estava simplesmente como a 25 de Março! LOTADA! Não dava para chegar perto das vitrines (que estão enfeitadas), então, atravessei direto para dentro da loja. Como a parte de luvas, cachecol e meias é a parte mais barata, estava lotada de pessoas vendo e comprando. Não tinha nem como alcançar qualquer produto! Resolvi sair e olhar as outras lojas da rua..... Sonho meu!!! Estava tão cheio que em alguns momentos a multidão da calçada fazia um empurra-empurra. Voltei para casa sem ter comprado nada e sem ter visto nada.....

Dia seguinte, sábado, pensei: vou ao shopping meio fora de Paris, la vai estar vazio já que é fora da área de turistas. Engano! Sábado chuvoso é sinonimo de shopping em qualquer lugar do mundo! Lotado de parisienses e turistas. Não dava nem para olhar direito as coisas dentro das lojas. Achei a Tie Rack que tinha uns chapéus bonitinhos..... nenhum entrou na minha cabeça! Decepcionante!! Voltei sem ter comprado nada....


Domingo, resolvi fazer um programa cultural: museu e cinema. Obviamente, lotado! Fui ao Musée de l’Orangerie que fica dentro do Jardin des Tuileries. O Jardin estava lotado, só dava para ver cabecinhas.... E fiquei meia hora na fila para entrar no museu. Pelo menos valeu a pena, o museu é muito legal. E, o cinema, não estava lotado! O que foi maravilhoso!

Quanto ao conjunto gorro/ cachecol/ luvas, consegui comprar parte (chapéu e cachecol) no supermercado Monoprix (um supermercado que vende varias outras coisas também e que tem uma filial em cada bairro). Agora, sim, estou toda combinando! :o)))

Um 2008 maravilhoso para todos, com tudo de bom que se tem direito!

bises

Bia