quarta-feira, 2 de abril de 2008

varios: escargots, estagios e onibus


Coucou,

Semana passada, segunda, dia 31/03, foi o ultimo dia de faculdade e tive a prova mais difícil dos últimos tempos! Politicas culturais francesas, coisa básica..... Se os franceses acharam a prova difícil, eu achei meeeeeeega difícil. Eram três perguntas, eu sabia 90% de uma. A sorte foi que o diretor já tinha deixado eu fazer a prova em casa e entregar na terça de manha (a outra brasileira do curso também pode fazer isso). Fiquei toda feliz que poderia fazer a prova com calma e com consulta. Cheguei em casa e comecei a fazer a prova às 19hs e foi muuuuito difícil! Se consegui tirar uns 10 (aqui as notas são de 0 a 20), já estou feliz! Bom, acabei à 1h. Conclusão é que fui dormir às 2 da manha.

Na terça, primeiro dia de estagio, não podia chegar atrasada. Acordei quebrada..... Como o estagio é fora de Paris, não tem metro e vou de onibus. Posso pegar o onibus 163 ou 164. Quando estava chegando na esquina vi o onibus 163. Sai correndo e consegui entrar no onibus. Ufa! Quando olho para cima (os onibus tem 2 ou 3 cartazes do lado de dentro com o numero do onibus e o itinerario), esta escrito 93 e o itinerário! Surtei..... pensei: "primeiro dia de estagio e eu vou chegar atrasada! Devo estar muito zonza mesmo ou o meningioma cresceu tanto que eu já não enxergo bem dos dois olhos! Preciso voltar para o Brasil hoje! Ou dormir...... Vou chegar atrasada....." Dentro do onibus, estava todo mundo calmo e ninguém comentando que havia algo errado. O erro devia ser meu mesmo. Entao, desci no ponto seguinte. Quando saio do onibus, estava o numero 163. O onibus era o certo, o cartaz de dentro que estava errado! Mas, ai, eu fiquei com vergonha de subir no onibus de novo..... e esperei o próximo! hehe Sorte é que só cheguei com 4 minutos de atraso....

O estagio é muito interessante. Mas a maneira deles trabalhararem é muito diferente. O departamento que eu trabalho tem 40 pessoas e só 2 homens (básico, ne!) às 6 da tarde, quase todo mundo pega as coisas e vai embora. Ninguém se preocupa se outro esta com muita coisa ou atrapalhado. Também, ninguém acha ruim que alguém esta saindo às 18hs em ponto. A lenda de que as pessoas são muito fechadas e distantes é verdadeira (segundo os franceses, não é distancia e, sim, um respeito pela vida pessoal do outro). Ninguém pergunta da vida pessoal do outro, só se tiver mais intimidade. Sexta-feira, o trabalho acaba às 15hs e ninguém me avisou. Então, estava eu dobrando papel (trabalho de estagiaria!!) quando às 16hs uma pessoa veio me avisar que eu podia ir embora. Eu disse: "Que bom! Vou viajar hoje." A mulher respondeu: "Otimo, boa viagem!" Foi super educada mas eu achei interessante porque qualquer brasileiro responderia - "Otimo, você vai viajar para onde?" Muito diferente.....

No fim de semana passado, fui para Lille. Uma cidade no norte da França, quase na Bélgica. Super bonita. Uma das poucas cidades que não foi destruída durante a segunda guerra, então, os prédios são antigos e lindos. Muuuuito frio, chuva e gelo! Alguns pratos são tradicionais da região, entre eles o escargot com um molho de queijo. EU COMI!! E GOSTEI!!!! tirei ate foto para marcar esses momento histórico! hehe

Bisous

Bia

Um comentário:

Anônimo disse...

Hum, escargot é uma delícia!!!

Bjs,
Jussara