domingo, 16 de dezembro de 2007

contradiçoes

Boa noite!

é interessante analisar algumas diferenças entre Brasil e França. Aqui algumas coisas são surpreendemente boas mas existem outras que são absurdamente ruins:

  • Cada prédio ou casa, tem três containers para lixo. Um para vidros, um para recicláveis (papel, embalagens, etc.) e um para lixo. Fica muito fácil reciclar.
  • A cidade é suja, os franceses jogam muito lixo na rua, as lixeiras de rua esta sempre quebradas e sobra só o saco plástico que é fininho e rasga fácil. Normal passar por canteiros de flores e árvores cheio de cigarros.
  • O transporte publico aqui é muito bom. Ate hoje só peguei táxi uma vez, para voltar do hospital. Da para ir para qualquer lugar de metro.
  • O metro não é acessível para pessoas com alguma dificuldade motora, mães com carrinho e idosos. Precisa subir e descer muitas escadas em cada estação. Somente alguns lugares tem elevador ou escada rolante.
  • O mais absurdo é que não existe preferência para idosos e gestantes. No metro, ninguém da o lugar para um idoso.....
Muuuito frio!! A previsão para essa madrugada é de -4. Agora, às 20hs, já esta -2!!!

Beijos e boa semana!
Bia

sábado, 8 de dezembro de 2007

terra da garoa

Salut!!!!
;
Essa semana eu me senti a goiaba!!! Finalmente, chegou meu cartão do banco daqui, o BNP Paribas. Então, resolvi depositar um pouco de dinheiro só para ver como funciona. Aqui, os bancos funcionam de terça a sábado e são raros os bancos com caixa com pessoa para receber dinheiro. Na maioria das agências só tem gerente e caixa automático. A agência ao lado do minha mansão, é desse tipo. Na segunda, resolvi depositar dinheiro e agência estava fechada, só funcionava o caixa automático. Procurei um envelope pra depositar dinheiro e não tinha, só tinha envelope para cheque. Sai reclamando..... pensando q aqui nada funciona direito e que eu teria que descobrir em qual agência eu poderia depositar...... Na quarta, sai mais cedo da faculdade porque a professora faltou (ficou com gripe.....) e resolvi entrar na minha agência e perguntar para recepcionista se não existia uma maneira de depositar dinheiro no caixa automático. Ai, ela me acompanhou ate a maquina do caixa e começou a me explicar passo a passo (me senti como aquelas pessoas a nunca viram um caixa automático na vida): insira seu cartão, digita sua senha, escolha a opção outros, agora escolha a opção deposito, escolha deposito em dinheiro....... ai, abre uma gaveta de dentro da maquina!!!!! e a recepcionista: agora, ponha seu dinheiro dentro, aperte validar...... a maquina conta o dinheiro e aparece na tela " confirme se esse é o valor depositado."....... e a recepcionista: esse é o valor que você depositou?, então aperte em validar. Olhou para minha cara e disse: pronto! Você já depositou seu dinheiro! E .... eu sai do banco pensando..... q goiaba!!! Tao simples!! hehe
;
Quem denominou São Paulo como terra da garoa, com certeza nunca veio para Paris durante o inverno! Faz uns 10 dias que só chove aqui. Aquela chuvinha chata, tipo garoa.
;
Engraçado que eu não sinto aqui aquele stress que tem em São Paulo nessa época do ano. Em São Paulo, o transito sempre piora, as pessoas sempre estão correndo mais e mais estressadas, existem vários jantares de fim de ano, vésperas de ferias longas de verão, etc. Talvez porque aqui eu pego metro, ou porque aqui ainda não conheço muitas pessoas ou porque aqui é inverno...
;
Ontem fui a um outro restaurante/ barzinho brasileiro. Chama barracão. Só musica brasileira e um monte de cartaz antigo de propaganda de cerveja. Engraçado! Comi coxinha (quase tão boa quanto a do Viena) e bebi guarana! Muito bom!!
;
bisous
Bia

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

um post de silencio

Essa semana, um grande amigo morreu em SP. Ele era uma pessoa especial que sempre fazia as nossas rodas de sushi e pizza mais alegres. Nos riamos das historias que ele contava ou dos comentários dele sobre nossas historias. Ao mesmo tempo, ele sempre era atencioso e perguntava sobre nossas vidas. Ele me deu muita força para eu vir para Paris e ele foi um dos que mais me incentivou a criar esse blog. Não é possível entender certas coisas da vida...... As saudades são e serão muitas!

domingo, 25 de novembro de 2007

vida parisiense

Oiiii
;
Sobre o post que disse que estava triste...... Fiquei triste mas já passou, coisa normal! Estou feliz de ter vindo e de estar aqui. Só que a vida é muito diferente ou pelo menos minha vida é diferente aqui. Tenho aula todos os dias das 9h30 às 17h30. Levo 40 minutos para ir e 40 para voltar. Nesse meio tempo, consigo checar rapidinho o email na hora de almoço. A minha vida fora da faculdade começa às 18h30/ 19hs. Diferente de SP.... la, eu falava um monte no celular do carro (absolutamente errado! rsrss) e resolvia varias coisas na hora do almoço (cabeleireiro, compras, médicos, etc.) e, obviamente, agora, eu que preciso cuidar da "casa". Eu sei...... vcs me acham mimada..... e, devo admitir, era mesmo.... com orgulho! rsrss Agora, meus sábados servem para limpar a casa (q é pequena, eu sei, mas demora um pouquinho.....), fazer supermercado, lavar roupa..... Lavar roupa é parte mais chata porque tenho q ir até a loja da esquina. Essa semana, fiz o q as pessoas daqui fazem..... coloquei a roupa para lavar, sai e fui fazer outras coisas (supermercado, no caso). Morri de medo de não ter roupa qd voltasse. E não é q minhas roupas estavam la e a sacola com rodinha tb! Niguém tinha levado nada! Incrível!!! Qd voltei, era só colocar na maquina de secar q so tem ciclo de 10 minutos. E eu preciso de 3 ciclos para secar tudo..... como o povo faz nao sei, devem levar roupas umidas para casa!
;
Falando em confiança, essa semana passou o cara da cia elétrica para verificar meu consumo. Obviamente, eu não estava. Ele deixou um cartão/ papel para eu preencher com os números marcados na caixa e postar pelo correio. A postagem já é paga!
;
Falando em ser mimada, eu nunca tingi o cabelo sozinha em casa. Primeiro, porque eu não me achava uma pessoa capacitada para tal e, depois, pq é muito mais gostoso ir ao cabeleiro :o) Bom, aqui custa 50 euros para tingir em cabeleireiro normal e uns 30 em escola de cabeleireiro. Então, achei q valia fazer uma tentativa de tingir sozinha. E, para minha surpresa, fiz pouquissima sujeira no meu mega banheiro e até que o resultado saiu bom!!!! Ah! Manicure custa 22 euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
;
Ontem, tive uma das experiências mais legais e gostosas (não só da minha vida em Paris). Fui jantar com amigos e, na volta, qd estava para pegar o metro, sugeri andarmos um pouco ao longo Rio Sena. Não andamos às margens e, sim, nas calçadas acima que acompanham o rio. Andei por mais ou menos 1 hora. Sem me preocupar se tinha alguém me seguindo, sem correr..... só andando e observando os prédios antigos, as pessoas e etc. Não lembro qd foi a ultima vez que andei com calma a noite, sem preocupações......
;
Apesar de tido otimas experiências essa semana, preciso dizer que ainda tenho muitas saudades de tudo e todos no Brasil!
;
Bisous e boa semana!
Bia

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

confusoes congeladas no primeiro mundo

Salut!!

Quem diria que eu teria que sair do Brasil e ir para um pais (que se acha) de primeiro mundo, para passar por certas situações. A greve de metro começou na terça à noite da semana passada (aqui as greves sempre começam às 8 da noite). Por causa da greve, não tive aula nem quarta e nem quinta. Na sexta, eu tive aula normal. Tive sorte porque só havia duas linhas que estavam funcionando normalmente. E, exatamente, eram as que eu precisava pegar. Porém, estava uma confusão quando fui trocar de linha. A escada que liga as duas linhas estava lotada, multidão mesmo, mesmo assim deu para andar. Na volta, a multidão tinha aumentado e o empurra-empurra já tinha começado. No fim de semana, fiz tudo a pé para não ter problemas. Ai, chegou segunda feira (hoje)! La fui eu para faculdade. A primeira linha que peguei estava abarrotada! Se o metro andasse com porta aberta, eu tinha ficado pendurada para o lado de fora! Quando cheguei na estação para trocar de linha, A escada entre as linhas estava tao cheia que ninguém andava nem para um lado nem para o outro. E já tinha gente brigando. Resolvi voltar para a primeira linha e tentar a troca três estações depois. Cheguei la, l o t a d o! Mas pelo menos tinha uns guardinhas para organizar fila e multidão. Só podia descer um certo numero de pessoas por vez para plataforma. Quando chegou minha vez, fui tão aliviada que nem percebi que peguei o sentindo contrario!!! hehe La fui eu de volta e trocar de metro de novo. Obviamente cheguei atrasada 1 hora...... Agora, como aqui é chique, a confusão se organizou! Quando peguei o metro de volta, era anunciado em que estação deveria ser feita a troca de linhas e, também, era anunciado assim: "por favor, espalhem-se pelo trem para não haver aglomerações na hora do embarque e desembarque!" As estacoes já estavam com fitas para dividir fluxo, guardinhas controlando o transito de pessoas, etc e tal. Verdadeiras taticas de guerra!


Fora essas aventurazinhas, tudo vai bem..... A vida começa a entrar nos eixos.

  • Estou começando a conhecer gente e fazer amigos. Sexta, fui jantar na casa de uns brasileiros e conheci outras brasileiras que estão morando aqui em Paris. E, assim vai..... começo a sair e conhecer amigos dessas pessoas. Meu francês esta melhorando.
  • Semana passada, fiz minha primeira apresentação em francês! Falei direitinho! rsrs Tres chic!!!
  • Estou aprendendo um monte de coisa legal na faculdade!
  • Estou vendo todos meu seriados adorados pelo computador. Na TV francesa, esses seriados estão atrasados uma ou duas temporadas.
  • Achei um queijo parecido com requeijão!! Não mata saudades mas quebra o galho!
  • Semana passada, fez MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO FRIO! Sexta, quando voltei do jantar, fazia -3 graus.

Bisous!!!

Bia

domingo, 11 de novembro de 2007

saudades

Oie!

Essa semana fiquei com muitas saudades de tudo e de todos no Brasil! Fiquei bem triste..... Alguns momentos são complicados, sinto falta da minha família, dos meus amigos, de me fazer entender, de me expressar corretamente, de fazer parte de um grupo. Aqui sinto q sou diferente muitas vezes não me expresso direito (porque meu francês ainda não é fluente) e me sinto frustrada....... Mas, como tudo na vida passa, a tristeza grande passou. Percebi que já consegui muito ate agora e em mais algumas semanas meu francês vai estar perfeito, com uma vida social mais divertida! Enquanto isso, o meu telefone de graça para o Brasil quebra-galhos!!!

E, como sempre acontece coisas boas também, essa semana fiquei muuuuuuuuuito contente porque achei um prato pronto de comida com um frango muito bom! Eu amo frango e aqui é difícil de encontrar porque frango é considerado comida muito simplesinha! rsrss Também fiz download de varias series americanas que eu amo! Aqui elas são muito atrasadas, são temporadas de 2005/ 2006. Minha semana melhorou muito com essas descobertas! :o)))

Para matar mais as saudades do Brasil, ontem fui conhecer uns amigos de amigos de amigos e fomos a um restaurante metade brasileiro e metade libanês. O cardápio tinha um lado só comida árabe e do outro só comida brasileira. Comi um prato feito: arroz, feijão, farofa e uma carne. A carne estava bem ruinzinha mas já valeu pelo resto! Arroz, feijao e farofa!!!

Beijos
Bia

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

liçoes em um petit studio!





Coucou!! (maneira francesa de falar oi!)



Meu apartamentinho tem 17m. Obviamente, não é grande (muito pelo contrario!!)rsrss E o banheiro não é um comodo a parte com vitrozinho, como no Brasil. Como na maioria dos pequenos studios aqui, o banheiro é tipo um box num canto. Assim é a vida em Paris.




Sábado passado, fui a um barzinho com algumas pessoas da faculdade. Na volta, estava pensando que queria comer alguma coisa mas que eu só tinha sopa em casa. Não queria comer Mc Donalds......... lembrei que tem um lugar de pizza na saída do metro, nunca tinha comido la porque sou fresca e o lugar não inspira confiança. Então, parei na frente e fiquei refletindo: se comprava algo e o que poderia comprar. Nisso o atendente me chamou para dentro. Escolhi uma coisa muito simples, sem perigo....... pizza de muzzarela. Voltei para meu studio feliz da vida!! Acordei, às 7 da manha, peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeessima! Com muita dor de barriga! Obviamente, liguei para minha mãe! hehe Nao que fosse resolver qualquer coisa........ mas consola!! Porém, às 3 da tarde recebi uma visita................ só que ai, então, não podia ir ao banheiro!!!!!!! rsrss Fiz tanto pensamento positivo para melhorar, que (ainda bem!) funcionou. Mas eu estava tão concentrada que nem percebi que estava com febre..... estava com 39 de febre!! A ultima vez que tive uma intoxicação alimentar foi ha 28 anos, quando comi camarão no Guaruja. E, agora, aqui em Paris. Tres chic!!! Moral da historia: vou continuar a ser fresca e não comer em qualquer lugar! :o)))




Aqui, eu lavo roupa e depois ponho na maquina de secar. Mas trouxe algumas roupas que não podem ir em nenhuma das duas maquinas. Só que a pia do banheiro é pequena demais para lavar uma calça, eu ia me molhar inteira. Depois de discutir muito o assunto com minha assessora para assuntos aleatórios, minha mãe (esse telefone de graça é muuuuuuuuuuito bom), cheguei ao seguinte plano: comprei uma bacia (vermelha), apoio a bacia no chão do chuveiro e lavo a calça la. Só preciso achar um lugar para guardar a bacia!! Nunca dei tanto valor para o velho e bom tanque de lavar roupa!!! rsrss




Agora acabou o horário de verão aqui (detalhe: semana passada estava 2 graus), então a diferença de horário diminuiu. Agora, aqui são só 3 horas a mais.






As aulas da faculdade continuam boas mas o horário é bem puxado e eu ainda estou tentando adaptar minha vida para estudar (lição de casa!) a noite também. E meu francês esta melhorando muito mas ainda não consigo falar como gostaria..... A boa noticia é que fizemos o simulado de um teste chamado TOEIC que, pelo jeito, as empresas europeias pedem esse teste para saber quanto os candidatos sabem de inglês. Eu acertei 960 de 990!!!! é otimo porque parte das aulas é em inglês. Com certeza mau inglês vai compensar francês!






bisous!



Bia

sábado, 27 de outubro de 2007

Frio!!

Ola,

Aqui um frio!!! Esta semana estava 2 graus qd saio de manha para ir para faculdade! Mas o bom do meu suuuuuuuuper apartamento é q é bem quentinho

Bom, o curso começou semana passada, estou muito animada. Parece q vai ser muito legal! São 17 pessoas, só 2 homens!!!! E a maioria do grupo tem entre 21 e 25. Eu sou a mais velha das mulheres e um dos homens, q é cantor de opera, é mais velho q eu. Mas todos são extremamente simpáticos e ajudam muito com o francês e explicam palavras e assuntos q não conhecemos (esqueci de falar q tem mais uma brasileira!). Pq a dificuldade não é só a língua mas toda uma cultura e conhecimentos diferentes.

Falando em diferenças..... aqui vai uma lista!!!
os cachorros podem entrar nos restaurantes e lojas!!!! Outro dia fui comer sushi e tinha um São Bernardo (nunca vi um cachorro taaaao grande!) dentro do restaurante!
o povo fuma muuuuito
atendimento ao cliente é inexistente! Fui ao banco e a gerente estava fora. Pedi pra falar com o assistente e ele me disse assim: "vc esta me atrapalhando pq estou de saída para o almoço. Da próxima vez vc marca uma hora!" é o fim!
O povo é muito culto. Todos lêem muito. Como minha faculdade não é aqui, vamos ter carteirinha da Biblioteca Nacional! Não tem como escrever o q é essa biblioteca! O prédio é lindo e a quantidade de livros é incrível!!!
A maioria das minhas colegas de sala já esta no segundo mestrado mas não tem nenhuma experiência pratica!

Agora, algumas semelhanças:
Greve de metro: um caos total na cidade! Tive q trocar de metro numa estacao e estava lotada tipo Se no rush!

Mais historia de bombeiros, essa semana cheguei aqui e tinha três caminhoes de bombeiros na rua. O elevador estava interditado. Subi os 6 andares a pe nessa escadinha (num pique só, nem sei pq..) ...... cheguei no sexto andar absolutamente sem fôlego. Dei de cara com dois bombeiros (lindos!) e fazendo um monte de perguntas em francês. Eu nem conseguia respirar qt mais falar e entender francês!!!! hehehe No final eles quiseram revistar meu apartamento pq disseram q havia um começo de fogo no prédio. Quando perguntei onde, recebi a resposta: "Isso não te interessa!"..... então ta.......
Bia

A Chegada

Bonjour à tous!!!!

Bom, ontem fez 1 semana q cheguei e já aconteceu de tudo. Os primeiros dois dias dormi num hotel simples e bonitinho. Logo na segunda, já comecei com as aulas na Aliança Francesa. O curso não é muito bem organizado e por isso acaba sendo fraco. Para vcs terem uma idéia fiquei uma hora e meia na fila para pagar no primeiro dia e acabei chegando com uma hora de atraso na aula. Tenho aula todos os dias de manha a de terça a sexta, à tarde. Mas não existe uma conexão entre as aulas da manha e da tarde. Em todo caso, esta sendo muito bom para aprender a ouvir francês. Já falar é um pouco mais complicado.

Na terça, fui para o apartamento q aluguei. é bem pequeninho, tem 17m2 mas é completo!!!! Tem até varal!! Tem uma vista linda pq na frente há uma casa de 3 andares e eu estou no sexto andar (com elevador!!! q, apesar de estar escrito a cabe 3 pessoas, eu acho q só cabem 2!) Do meu apartamento, eu consigo ver os dois últimos andares da Torre Eiffel!!! Trés chic!!! E existem vantagens em ele ser petit: eu posso ver a torre de todos os ambientes!! hehehe Até de dentro do chuveiro :o)))) O bairro é ótimo! Semana passada, sai uma noite com amigos e fui conhecer a área 11, bem ruinzinho (mesmo). Estou muito feliz nessa área e já estou me habituando com meu studiozinho....

Na sexta, tive minha primeira aventura. E q aventura! Comprei um adaptador de tomada mas as bordas eram muito altas e o carregador da palm é chato. Então comecei a cortar a borda com estilete (claro q tirei da tomada para não levar choque!!!) Então, estava la eu cortando qd o estilete escorregou da minha mao e cortou a calça (novinha!!! snif snif) e minha perna abaixo do joelho para o lado de fora. Eu achei a não era nada. Qd levantei a calça (rasgada! snif snif) vi q um corte superficial mas enooooorme. Como não tinha telefone, resolvi ligar para alguém da rua. Qd sai do elevador, dei de cara com a zeladora q eu ainda não tinha conhecido e q deve ter me achado uma doida. Ela me levou para o ap dela e chamou os bombeiros/ resgate (coisa francesa). Em 3 minutos (sem exagero), os bombeiros chegaram. Por falta de 1, vieram 5. 4 deles eram simplesmente MARAVILHOSOS!!! Pareciam saídos de um filme americano! E o chefe, além de feio, tinha cara de bravo e estava vestindo uniforme camuflado do exercito. Perguntei pq ele estava vestido assim, para guerra, se eu só tinha cortado a perna (ele não gostou muito!hehe) Então, eles me levaram para ambulância em uma cadeira de rodas tipo do playmobil. Eu tinha certeza q outro acidente ia acontecer com aquela cadeira... rsrss. Fui de ambulância para o hospital e levei 7 pontos e tomei antitetânica. Fiquei meio decepcionada com os médicos do hospital pq eles não eram nada bonitos..... e depois dos bombeiros..... :o) Agora esta tudo ótimo, foi só uma aventurazinha para começar minha estadia na França.

Alguns comentários sobre Paris:

Realmente é uma cidade muuuuuuuuuito bonita. é super gostoso andar pela cidade.
A mulherada não usa salto alto. 99% usa sapatilhas.
Em comparaçao a SP, o povo por aqui tem dentes horríveis. Os apresentadores de TV são os piores. E; no hospital, tinha um médico sem os dentes da frente!!!
Difícil não é se achar no metro. Difícil é achar o metro q nem sempre é sinalizado. Eu me perdi para achar uma estacao mas depois descobri q era dentro de um shopping.
Existem lojas de flores maravilhosas

Bia