segunda-feira, 29 de setembro de 2008
365 jours
domingo, 21 de setembro de 2008
casamento em Paris
Beijos
Bia
sábado, 13 de setembro de 2008
35 anos em Paris
terça-feira, 12 de agosto de 2008
montgolfiere
domingo, 3 de agosto de 2008
ferias de verao
Amanha recebo uma visita ilustre. Meu irmão vem me visitar por um tempinho! Estou super feliz com a visita dele!
Beijos e boa semana
Bia
quinta-feira, 24 de julho de 2008
verao em Paris
O verão chegou e com ele a vida muda aqui em Paris. Alguns exemplos:
- Os parisienses amam fazer picnics e comer ao ar livre e, de preferência, em cima da grama. Por isso, é sempre possível ver pessoas almoçando em qualquer cantinho que tenha grama
- Todo mundo sai de férias. Os franceses tem 5 semanas de férias (alguns funcionários públicos tem ate 9 (?!?!?) semanas). é engraçado ver que aquele stress de fim de ano no Brasil acontece agora aqui.
- Pela lógica francesa (mais uma vez!), como todo mundo sai de ferias, não há revezamento nas empresas. Então, a circulação de onibus fica 1/3 menor do q o normal. Padarias, restaurantes, empresas pequenas simplesmente fecham por algumas semanas. Bancos diminuem os horários de funcionamento.
- Continuação da lógica francesa: azar de quem esta trabalhando! Essa semana cheguei atrasada duas vezes porque nenhum onibus passou por meia hora. Quando comentei esse fato no trabalho, recebi a seguinte resposta: "ah! é normal! em Agosto ainda é pior! é o verão..... ferias...."
- é o fim! rsrss E os que abrem normalmente todo verão colocam um faixa enorme: "estamos abertos o verão todo!"
- Como anoitece muito tarde e chove menos, vários festivais acontecem (alguns param em Julho e Agosto) em parques. Semana passada, fui a um festival de cinema no parque. Super gostoso! Tinha cadeira para alugar (e lógico que aluguei uma!) e vinha um cobertor junto com a cadeira. Sorte total! Eu achei que fosse exagero mas depois de 20 minutos, já estava com frio :o)
Beijos
Bia
domingo, 13 de julho de 2008
tese
Stress total por causa da tese (isso porque eu estou começando a escrever! hehe). Já comecei a achar que não vai dar tempo de fazer tudo. Passei o fim de semana escrevendo e lendo e os próximos serão iguais. Pelo menos, estou conseguindo desenvolver o textos e as ideias!
Beijos
Bia
segunda-feira, 7 de julho de 2008
viagens
Andei meio sumida porque viajei nos últimos dois fins de semana. No ultimo fim de semana de Junho, fui para Bordeaux. A cidade é legal mas eu esperava muito mais (de tanto que já tinham me falado). Porém, eu fui no fim de semana da Fete du Vin que é um festival de vinho super comportado. E a noite teve fogos de artificio e uma apresentação de luzes e som que foi simplesmente maravilhosa! No dia seguinte, fomos ate St Emilion. Um vilarejo que parece ser tirado de filme. Muito lindo, bem cuidado. Vale muito a pena visitar.
E nesse ultimo fim de semana, o primeiro de Julho, fui a Roma. Resolvemos pegar uma cia área barata e compramos passagem pela RyanAir. Só esquecemos de ver qual seria o aeroporto. Essa semana, no meio dos preparativos.... Surpresa! O voo saia de Beauvais, o aeroporto mais longe e complicado de chegar (tem que ser de Van). A viagem foi assim: 1h30 de Van ate o aeroporto e 1h30 de avião ate Roma! hehe Mas tudo é valido para viajar! :o) O avião aterisa em Roma. Bastou abrir a porta do avião e eu me senti em casa! Alguns motivos:
- um caloooooor de 40°C super umido! Verão brasileiroFomos pegar um táxi para a pensão/ hotel. La fomos nos, 3 mulheres. Chegamos ao ponto de táxi. Tooooooodos os taxistas (uns 15) vieram falar conosco! Preço fixo não existiu, foi na base da negociação.
- Todos os italianos sorridentes e brincalhões.
Chegamos a pensão. E por coinidencia, é um hotelzinho organizado por 5 freiras brasileiras do Paraná. Um lugar com uma localização maravilhosa, ao lado do Coliseu. Roma é uma cidade linda, super charmosa, alegre.
Beijos e boa semana
domingo, 22 de junho de 2008
fete de la musique
Esse fim de semana, aconteceu a Fete de la Musique, um festival de musica que acontece todos os anos em Paris. é muuuito legal!! Praticamente todos os bares e restaurantes tem algum grupo de musica tocando na calçada. Isso sem falar nos shows dos museus, centros culturais. Tem também vários grupos que ficando circulando e cantando/ tocando ou ficam em alguma calçada.
Começamos pelo parte norte do marrais e fomos descendo ate o Hotel de Ville e passamos por vários grupos de rock, um grupo de musica sueca, um de musica africana, duas fanfarras, um grupo de tambores ao estilo Olodum e, quando chegamos ao Hotel de Ville, assistimos a apresentação de uma pequena escola de samba (com alguns brasileiros e alguns franceses). Isso foi só uma parte de Paris. As ruas estavam lotadas e pessoas de todas as idades. Uma experiência muito legal!
Só uma reclamaçaozinha para a Prefeitura de Paris que anunciou metro a noite e deixou os condutores fazerem paralizaçao parcial (que na pratica foi quase total). As 2 da manha, não tinha metro, nem onibus. Obviamente todo mundo pegou bicicleta e não tinha nenhuma nas estações. O jeito era brigar por um táxi ou voltar a pé. Sorte que meu grupo de amigos ganhou a luta e conseguiu um táxi!!! hehe
Beijos
Bia
segunda-feira, 16 de junho de 2008
velo
segunda-feira, 9 de junho de 2008
alta do frances
domingo, 1 de junho de 2008
encontro de brasileirada
- marquei o jantar num restaurante aqui perto (Royal Pereire para os íntimos!) às 20h30. Os únicos 2 que chegaram na hora foram.......... os franceses!! Óbvio. rsrs As meninas foram chegando e as ultimas chegaram com 50 minutos de atraso. Numa boa, sem pressa e nem preocupação da parte de ninguém. A não ser dos franceses que ficaram reclamando que estavam com fome!
- Os franceses todos de preto, inteiramente preto (a cor preta é uniforme aqui em Paris. Incrivel!). E as brasileiras com cores diferentes!
Apesar dessas pequenas diferenças entre franceses e brasileiros, o jantar foi otimo!
Beijos e boa semana
Bia
domingo, 25 de maio de 2008
temporada de visitas e congresso
segunda-feira, 12 de maio de 2008
londres
sábado, 26 de abril de 2008
escola de cabelereiro
sábado, 19 de abril de 2008
educaçao francesa
O serviço aqui na França não é o melhor, as pessoas não são muito delicadas. Pelo menos em comparação ao serviços e tratamentos brasileiros. Um bom exemplo é o atendimento em padarias. De vez em quando, não sei o que quero logo que entro e dou uma olhada básica para decidir o que vou comprar. A atendente atrás do balcão diz com uma super delicadeza: "MADAME, VOCÊ JÁ SABE O QUE QUER????????" no estilo: eu não tenho o dia inteiro para te atender, da para você escolher logo!! E muitas vezes eu sou a única pessoa na loja, não tem fila nem nada....... Sem logica! E é por isso que algumas coisas me surpreendem:
- outro dia fui ao cinema, uma sala que nunca tinha ido e que tem outras coisas no mesmo prédio (livraria, café, etc.) Não estava achando a sala de cinema e perguntei para o segurança: "Onde é o cinema, por favor?" Ele respondeu: "Bonsoir?!" Eu: "bonsoir, onde é o cinema por favor?". E assim ele respondeu. Aqui é obrigatório dizer Bonjour, Bonsoir e Au revoir....... mesmo que depois venha um "DA PARA ESCOLHER LOGO O QUE VOCÊ QUER!!!!" rsrss
- quando fui para Lille, fui de trem. Peguei o trem das 20h30, o trem não estava lotado mas bem cheio e cada um (muitos executivos) lendo ou trabalhando no computador. E eu....... conversando...... bla bla bla bla. Num tom de voz normal (pelo menos para mim). Ate que vieram me dizer que, aqui na França, para conversar dentro do trem, precisa ser como um cochicho (baixinho) para não atrapalhar os outros. é o fim!!! hehehe
Bia
quarta-feira, 2 de abril de 2008
varios: escargots, estagios e onibus
Coucou,
Semana passada, segunda, dia 31/03, foi o ultimo dia de faculdade e tive a prova mais difícil dos últimos tempos! Politicas culturais francesas, coisa básica..... Se os franceses acharam a prova difícil, eu achei meeeeeeega difícil. Eram três perguntas, eu sabia 90% de uma. A sorte foi que o diretor já tinha deixado eu fazer a prova em casa e entregar na terça de manha (a outra brasileira do curso também pode fazer isso). Fiquei toda feliz que poderia fazer a prova com calma e com consulta. Cheguei em casa e comecei a fazer a prova às 19hs e foi muuuuito difícil! Se consegui tirar uns 10 (aqui as notas são de 0 a 20), já estou feliz! Bom, acabei à 1h. Conclusão é que fui dormir às 2 da manha.
Na terça, primeiro dia de estagio, não podia chegar atrasada. Acordei quebrada..... Como o estagio é fora de Paris, não tem metro e vou de onibus. Posso pegar o onibus 163 ou 164. Quando estava chegando na esquina vi o onibus 163. Sai correndo e consegui entrar no onibus. Ufa! Quando olho para cima (os onibus tem 2 ou 3 cartazes do lado de dentro com o numero do onibus e o itinerario), esta escrito 93 e o itinerário! Surtei..... pensei: "primeiro dia de estagio e eu vou chegar atrasada! Devo estar muito zonza mesmo ou o meningioma cresceu tanto que eu já não enxergo bem dos dois olhos! Preciso voltar para o Brasil hoje! Ou dormir...... Vou chegar atrasada....." Dentro do onibus, estava todo mundo calmo e ninguém comentando que havia algo errado. O erro devia ser meu mesmo. Entao, desci no ponto seguinte. Quando saio do onibus, estava o numero 163. O onibus era o certo, o cartaz de dentro que estava errado! Mas, ai, eu fiquei com vergonha de subir no onibus de novo..... e esperei o próximo! hehe Sorte é que só cheguei com 4 minutos de atraso....
O estagio é muito interessante. Mas a maneira deles trabalhararem é muito diferente. O departamento que eu trabalho tem 40 pessoas e só 2 homens (básico, ne!) às 6 da tarde, quase todo mundo pega as coisas e vai embora. Ninguém se preocupa se outro esta com muita coisa ou atrapalhado. Também, ninguém acha ruim que alguém esta saindo às 18hs em ponto. A lenda de que as pessoas são muito fechadas e distantes é verdadeira (segundo os franceses, não é distancia e, sim, um respeito pela vida pessoal do outro). Ninguém pergunta da vida pessoal do outro, só se tiver mais intimidade. Sexta-feira, o trabalho acaba às 15hs e ninguém me avisou. Então, estava eu dobrando papel (trabalho de estagiaria!!) quando às 16hs uma pessoa veio me avisar que eu podia ir embora. Eu disse: "Que bom! Vou viajar hoje." A mulher respondeu: "Otimo, boa viagem!" Foi super educada mas eu achei interessante porque qualquer brasileiro responderia - "Otimo, você vai viajar para onde?" Muito diferente.....
No fim de semana passado, fui para Lille. Uma cidade no norte da França, quase na Bélgica. Super bonita. Uma das poucas cidades que não foi destruída durante a segunda guerra, então, os prédios são antigos e lindos. Muuuuito frio, chuva e gelo! Alguns pratos são tradicionais da região, entre eles o escargot com um molho de queijo. EU COMI!! E GOSTEI!!!! tirei ate foto para marcar esses momento histórico! hehe
Bisous
Bia
domingo, 30 de março de 2008
balanço de 6 meses
- 2 dias depois de ter chegado: Entrei pela primeira vez na minha mansão. Chorei! Tinha certeza de que não conseguiria morar aqui. Não só consegui morar aqui como já nem me incomodo (muito) mais com o tamanho. Ate já recebi visita!
- 2 semanas depois de ter chegado: fui para Dijon. Primeira semana da faculdade. Percebi que não falava nada de francês! Chorei e chorei muito! Tinha certeza que não ia conseguir acompanhar. Realmente não consegui perfeitamente mas foi quase la.....
- 5 semanas depois que cheguei: choooooooorei muito e muito mesmo. Desisti de ficar aqui. Estava com saudades dos meus amigos e da minha família, de SP, de tudo. Liguei para minha mãe e disse: "Mãe, por que você deixou eu vir para cá? Eu não sei falar francês, não conheço ninguém! Você deveria ter me proibido de vir!!!"Minha mãe (super pedagoga) respondeu: "Bia, você já tem 34 anos. Você faz o que você quiser e eu não posso te proibir de nada!" hehehe
- 6 semanas depois que cheguei: resolvi ligar para todo mundo que eu tinha o telefone. Liguei e comecei a conhecer pessoas e me divertir muito
E também muitas experiências divertidas e interessantes
- Já sei tingir cabelo sozinha! Estou craque! Quem quiser tingir, é só vir para cá. Detalhe é que quando tingi, há 3 dias, sujei o "banheiro" todo! Ficou com tinta espalhada por tudo
- Fico super feliz quando esta 8 graus! Acordo e penso: "esta quente! Que gostoso!!"
- Tenho carrinho de supermercado pink para poder ir ate um supermercado mais longe (As pessoas aqui usam um tipo de carrinho de feira que tem uma sacola, no lugar do aramado)
- Já tenho uma colecao de cachecol, para diversas ocasiões e temperaturas
- magret de canard é muito bom
- conheci muita gente legal!
- o melhor sushi do mundo é o de SP. A pizza tb.
- Paris deve ser a cidade que mais chove no mundo
- Meu francês esta bem melhor mas meu inglês e português estão muito piores.
Conclusão geral é que desafios são bons para serem superados e que a vida é imprevisível! :o)
Bom, após esse balancete, as novidades. Amanha é o ultimo dia do modulo de aulas. Tenho a ultima prova, que também é a mais difícil (politicas culturais francesas! sei tuuuuuuuuuudo!) e alguns trabalhos para entregar. E ai terça, começa o modulo estagio. Achei um estagio super legal numa agência de eventos daqui. Estou animada! Depois conto os detalhes.
Beijos e boa semana
Bia
terça-feira, 25 de março de 2008
post de silencio
segunda-feira, 24 de março de 2008
Giboulet de mars
Para não sentir falta das mudanças climáticas em São Paulo, é só vir para Paris em Março. O tempo muda demais. Um dia pode estar 15 graus e no dia seguinte pode estar 1 grau. No mesmo dia pode fazer um solzao, chover e gear. Dizem que neva muito nessa época aqui...... mas ate agora nada! Tempo maluco!
Contando os dias para o modulo de aulas acabar....... em 1 semana! Fazendo muitos trabalhos e estudando para provas finais.
beijos e boa semana
Bia
domingo, 9 de março de 2008
conversas no restaurante
Os apartamentos aqui, como vocês sabem, são minúsculos. Cinemas, restaurantes e teatros também são minúsculos. Nos restaurantes, as mesas são muito próximas uma das outras. Tao próximas que algumas vezes podem ser consideradas uma mesa só. Assim fica muito fácil de ouvir a conversa dos outros, isso é normal. Porém, sexta feira, tive uma experiência inédita!
Fui jantar com um amigo num restaurante japonês (segundo o povo daqui, é um restaurante de comida japonesa verdadeira e não de sushi). Chegamos e sentamos numa mesa para dois. Um lado o corredor e do outro lado uma mesa com um cara sozinho de uns 35/ 40 anos. Recebemos o cardápio e começamos (meu amigo e eu) a conversar sobre o q escolher. Ai o cara do lado:
- Acho q vocês devem pedir esse prato de picadinho. é uma delicia!
- Ah, ta! Obrigada pela dica
Vem a garconete e pedimos os pratos. Começamos a conversar (meu amigo e eu) e quando paramos de conversar por 1 segundo, o cara fala:
- Eu acho que vocês deveriam pedir o guiosa daqui, é muito bom
Pedimos o guiosa que chega em 2 minutos.
- Muito bom mesmo
- Obrigada pela dica
Ai chegam nossos pratos. Eu pedi um prato de frango. Digo para meu amigo:
- Que gostoso! é a primeira vez que como frango aqui!
vira o cara do lado (que não ouviu o fim da minha frase):
- Por que no Brasil não tem frango? (nessa altura, ela já tinha escutado que sou brasileira)
- Tem e muito. Mas aqui, nas brasseries francesas não tem frango. Só tem pato, carneiro e carne de boi.
- Ah ta.... é verdade
Volto a conversar com meu amigo. Digo:
- Queria achar um restaurante brasileiro bom aqui em Paris. Estou com saudades das comidas brasileiras
vira o cara do lado:
- Conheço um lugar otimo. Não é restaurante. Na verdade, é mais bar com musica ao vivo
E assim foi o jantar inteiro! rsrss Ele foi conversando conosco como se fosse se estivesse sentado na mesma mesa. Ele acabou antes de nos, se despediu e foi embora. So faltou dar beijinho de tchau!
Boa semana!
Bisous
Bia
domingo, 2 de março de 2008
festa no ap!
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
paris e seus banheiros
bisous
Bia
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
vacances
Agora, terei uma semana de ferias com a visita hipéééér especial da minha queridissima mãe. Serei mimada por 1 semana!!! Maravilhoso!
Bisous
Bia
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
sotaque frances
Rola pelo mundo, a lenda de que, na língua francesa, não existem palavras da língua estrangeiras. Lenda pura! Existem muitas palavras, porem, todas com sotaque à francesa. Exemplo: marketing = marketiiiiing, Microsoft (falamos maicrosoft) = microsoft mesmo. Assim vai com todas palavras e nomes de origem estrangeira: Harry Potter = Haryyyyyy Potéééééér.
Essa semana, estava conversando com um amigo e contando que, em Sao Paulo, existe um hospital particular muito grande. Ai ele perguntou o nome e eu:
- Albert Einstein
- Quoi?
- Albert Einstein
- J'ai pas compris
- Albert Einstein
(cara de quem nem imaginava o que eu estava falando)
- Albééééééért Einstééééééééin
- Ah!!!!
Essa semana, vivenciei uma situação de transito Paulista. Estava eu, no onibus, voltando para casa (da aula de francês) quando uma Van fecha o onibus. O onibus fecha a Van. A Van fecha o onibus e bate no onibus. O motorista do onibus fica irritado, acelera o onibus que empurra a Van ate o meio de um cruzamento, alem de raspar toda a lateral. Supéééér calmo andar por aqui!!! rsrss
Beijos e boa semana
Bia
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
logica francesa
Em Março acaba o período de aulas da faculdade e, em Abril, começa o período de estagio que pode ser de 4 a 6 meses. Então, mandei CVs para vários museus, instituicoes e produtoras. Eu tive algumas entrevistas (ate agora sem resposta) mas cada uma foi uma aventura diferente. O escritório de um dos escritórios é na esquina da minha mansão. Então, cheguei la exatamente 5 minutos antes da entrevista. Pedi para falar com o cara e a recepcionista:
- Ele não trabalha aqui.
- Como assim??? Ele trabalha onde?
- (num francês bem devagar) Ele não fica aqui.
- Eu entendi!!! Mas ele trabalha onde?
- (francês bem devagar) Essa é uma sede, ele fica em outra sede
-Eu entendi!! Mais ou????????? Eu tenho uma entrevista com ele agora!
Ai, a recepcionista, simpática, ligou e avisou que eu estava no lugar errado. Ai, ela virou para mim e falou:
- Vou te explicar como chegar la. Vc conhece paris?
- Conheço (fala logo pq estou atrasada!!!)
- Você sai da agência e à droite, ai tout droit, à droite, e tout à droit de novo. E voilà! Você esta la!
- Que????
- Você sai da agência e à droite, tout droit, à droite, e tout à droit de novo
à droite : a direita
tout droit : seguir reto
Beijos e bom carnaval
Bia
sábado, 19 de janeiro de 2008
professores e encanadores
sábado, 12 de janeiro de 2008
provas
domingo, 6 de janeiro de 2008
cabelos e barra de calça
terça-feira, 1 de janeiro de 2008
bonne année
Estou sem aulas da faculdade por 2 semanas, volto dia 7 já com prova de finanças! Mas ate agora, aproveitei para conhecer Paris um pouco. Andei bastante a pé para conhecer lugarzinhos que não conheceria na correria do dia e lugares importantes. Ou tentei conhecer ...... porque a cidade esta simplesmente abarrotada de pessoas! Na sexta passada, resolvi ir até Galeries Lafayatte e Printemps procurar um conjunto de cachecol, luvas e gorro/ chapéu. Preciso dizer que estava me vestindo bem como turista: luvas vinho, cachecol roxo ou marrom com bege e gorro preto. Se contar que ainda tinha outras cores do sobre-tudo, do pullover e da calça, ficava ridículo! Então, la fui eu, tentar achar algum conjuntinho para eu ficar tres chic! Fui toda animada, peguei o metro e desci na Opera. Andei um quarteirão até chegar no Boulvevard Haussmann. E fiquei absolutamente pasma quando cheguei........... estava simplesmente como a 25 de Março! LOTADA! Não dava para chegar perto das vitrines (que estão enfeitadas), então, atravessei direto para dentro da loja. Como a parte de luvas, cachecol e meias é a parte mais barata, estava lotada de pessoas vendo e comprando. Não tinha nem como alcançar qualquer produto! Resolvi sair e olhar as outras lojas da rua..... Sonho meu!!! Estava tão cheio que em alguns momentos a multidão da calçada fazia um empurra-empurra. Voltei para casa sem ter comprado nada e sem ter visto nada.....
Dia seguinte, sábado, pensei: vou ao shopping meio fora de Paris, la vai estar vazio já que é fora da área de turistas. Engano! Sábado chuvoso é sinonimo de shopping em qualquer lugar do mundo! Lotado de parisienses e turistas. Não dava nem para olhar direito as coisas dentro das lojas. Achei a Tie Rack que tinha uns chapéus bonitinhos..... nenhum entrou na minha cabeça! Decepcionante!! Voltei sem ter comprado nada....
Domingo, resolvi fazer um programa cultural: museu e cinema. Obviamente, lotado! Fui ao Musée de l’Orangerie que fica dentro do Jardin des Tuileries. O Jardin estava lotado, só dava para ver cabecinhas.... E fiquei meia hora na fila para entrar no museu. Pelo menos valeu a pena, o museu é muito legal. E, o cinema, não estava lotado! O que foi maravilhoso!
Quanto ao conjunto gorro/ cachecol/ luvas, consegui comprar parte (chapéu e cachecol) no supermercado Monoprix (um supermercado que vende varias outras coisas também e que tem uma filial em cada bairro). Agora, sim, estou toda combinando! :o)))
Um 2008 maravilhoso para todos, com tudo de bom que se tem direito!
bises
Bia