segunda-feira, 29 de setembro de 2008

365 jours


Oie!

Hoje faz exatamente um ano que cheguei em Paris. Muita choradeira quando sai de SP e me despedi de todos. Muita apreensão e nervoso. Muita ansiedade e expectativa. Tudo como deveria ser. A chegada também foi como deveria ser: difícil! Porém, se - quando completei 6 meses de Paris - escrevi todas as vezes que chorei e como tinha sido difícil, hoje - 6 meses depois - escrevo para dizer que esses ultimos seis meses foram otimos! Muitas visitas. Varias pessoas passaram por aqui e sempre deu para matar um pouquinho da saudade. Muitas viagens. Revisitei lugares como Londres e Roma mas conheci outros como Lille, Bordeaux, Amboise. E, como 1 fotografia vale mais do que 1000 palavras, coloco algumas fotos aqui para ilustrar esses seis meses.

Ah! Sei que nao tenho contado muitas historias mas nao tenho feito nada de muito diferente nessa atual fase de intelectual estudiosa.

Shana tova!
Beijos
Bia

domingo, 21 de setembro de 2008

casamento em Paris

não! não é o meu.....
Estou na fase de intelectual estudiosa do meu ano aqui. Então, fico em casa, estudando, lendo e escrevendo. Essa semana, teve um dia que a calçada do prédio estava lotada (umas 50) de pessoas vestidas para festa. Claro que era algo na sinagoga em frente. As pessoas ficaram la de pé durante mais ou menos uma hora entre 14hs e 15hs, numa quinta-feira! De repente, todos começam a bater palmas. Fui ver o que era....... era o noivo chegando! Deu mais cinco minutos, palmas de novo mas, dessa vez, com gritos e assobios. Era a noiva chegando! A noiva saiu do carro, cumprimentou o noivo, os convidados, a família, etc. Tudo isso em plena calçada. Sem nenhuma cerimonia da noiva entrar só depois que todos estivessem e que o noivo antes da cerimonia....
Achei muito interessante!

Beijos
Bia

sábado, 13 de setembro de 2008

35 anos em Paris

Oi!

Depois de trabalhar muito nas ultimas semanas no estagio e sem ter novidades para escrever aqui, voltei! Nessa semana, foi o ultimo dia do estagio (dia 10). E dia 11, começou a ultima fase da minha estadia aqui - a fase de concentração total na tese. Alem, claro, de ser meu aniversario - 35 anos em Paris!
Na quarta a noite, acontece o seguinte dialogo com minha mãe:
-Que horas você vai sair de casa amanha?
-Não sei, mãe. Vou acordar com calma e vou sair para passear por Paris
-Você espera eu te ligar para dar parabéns?
-Claro que não, ne! Não vou passar a manha inteira em "casa"
-.......
-Mãe, você comprou alguma coisa e pediu para entregar amanha?
-Eu??????????????? Óbvio que não!
-Mãe?!?!?!
-hehehehe. Não comprei nada! (deu para ouvir meu falando "não conta!!!")
-Esta bem, então..... Você gostaria que eu ficasse em casa ate que horas?
-11hs. Pode ser?
-Pode

Então, como prometido fiquei na mansaozinha. As 10h30, toca a campainha/ interfone - Flores para Beatrice. Sobe o entregador e me entrega uma caixa enoooorme (a altura batia no meu quadril). Assinei o papel e peguei a caixa. Abri e tinha um bouquet de gerberas! Muito lindo (minhas flores favoritas). Dentro da caixa tinha: flores num pote de plástico mega elaborado para a agua, um vaso de resina, uma caxinha de chocolate. Fiquei super emocionada! Tirei tudo de dentro da caixa e montei o vaso. Porém, ai começou um petit problema. Onde colocar o vaso??? A casa só tem uma mesa (que serve de escritório e para comer). Seria meio arriscado colocar um vaso com agua ao lado do computador....... Nas estantes também não daria porque, alem de estarem cheia de livros, a altura não seria suficiente. Conclusão: o único lugar possível seria ao lado do microondas. Só precisava empurrar o microondas um pouquinho para o lado. La fui eu.... empurrei um pouquinho, não deu espaço suficiente. Mais um pouquinho, ainda não...... Mais um pouquinho.... Ploooooooooooft!!! Não, não foi o microondas! Foi uma garrafa de 2 litros de ice tea de pêssego, que sobrou de um picnic que fiz com uma turmona quando meu irmão estava aqui. Como não gosto de ice tea, tinha deixado a garrafa la. A garrafa se espatifou no chão e la se foi ice tea de pêssego para todos os lados. A sorte foi que a garrafa caiu para "o lado" do banheiro/ cozinha onde o chão é azulejo! (se tivesse caído no tapete da parte quarto/ sala/ escritório, eu estaria cheirando ice tea ate agora!) Tudo isso para, depois, eu lembrar que esse canto do microndas é muito quente e estragaria as flores. Conclusão: as flores acabaram no chão mesmo!!

Depois desse pequeno incidente, fui passear por Paris, me dei alguns presentes e cortei o cabelo. Deu tempo de chegar em casa, tomar banho e sair para o café. Tinha convidados alguns amigos para irem comemorar comigo. Lugar: um café aqui perto. Bem na hora que ia sair de casa, começou a chover e chover muuuuuito. Uma amiga já estava me esperando, eu precisava sair de casa mesmo com a chuva. Então la fui, de sai e blusa (tom predominante das duas peças - vermelho), coloquei um capa preta, coloquei os sapatos na bolsa e fui de havaianas pretas e para complementar o modelito - o guarda-chuva listrado branco, vermelho, cinza e preto. Estava muuuuito fashion!

A comemoração a noite foi super gostosa, com bons amigos que fiz aqui. Faltaram os amigos brasileiros, que estavam no coraçao :o)

Beijos
Bia

terça-feira, 12 de agosto de 2008

montgolfiere


Oie!

Aproveitando a visita do meu irmaozinho, fomos viajar e conhecer o Val de Loire (uma região cheia de castelos). Ficamos numa cidadezinha que se chama Amboise com um castelo lindo. Sábado, fomos de bicicleta ate um outro castelo. 13 km para ir e 13 para voltar!!! Eu fui firme e forte! A foto ai de cima é para comprovar rsrsss Passamos por floresta, por plantação de girassol, comemos amora do pé. E, claro, fiquei super queimada com uma mega marca de camiseta! horrível! hehehe
;
O mais legal é que a região toda, apesar de muito turística, esta como sempre foi. Não tem nenhum grande restaurante ou loja, os restaurantes fecham as 22hs e a tarde tb. As tradições do lugar foram mantidas.
;
No final da tarde, fomos andar de balão. Uma experiência única. A sensação é de estar voando e da para ver todas as paisagens. A parte da adrenalina fica para a hora de aterrisar e decolar, que mesmo assim é muito divertido!
;
Beijos
Bia

domingo, 3 de agosto de 2008

ferias de verao

Coucou!

Amanha recebo uma visita ilustre. Meu irmão vem me visitar por um tempinho! Estou super feliz com a visita dele!

Beijos e boa semana
Bia

quinta-feira, 24 de julho de 2008

verao em Paris

Salut!

O verão chegou e com ele a vida muda aqui em Paris. Alguns exemplos:
  • Os parisienses amam fazer picnics e comer ao ar livre e, de preferência, em cima da grama. Por isso, é sempre possível ver pessoas almoçando em qualquer cantinho que tenha grama
  • Todo mundo sai de férias. Os franceses tem 5 semanas de férias (alguns funcionários públicos tem ate 9 (?!?!?) semanas). é engraçado ver que aquele stress de fim de ano no Brasil acontece agora aqui.
  • Pela lógica francesa (mais uma vez!), como todo mundo sai de ferias, não há revezamento nas empresas. Então, a circulação de onibus fica 1/3 menor do q o normal. Padarias, restaurantes, empresas pequenas simplesmente fecham por algumas semanas. Bancos diminuem os horários de funcionamento.
  • Continuação da lógica francesa: azar de quem esta trabalhando! Essa semana cheguei atrasada duas vezes porque nenhum onibus passou por meia hora. Quando comentei esse fato no trabalho, recebi a seguinte resposta: "ah! é normal! em Agosto ainda é pior! é o verão..... ferias...."
  • é o fim! rsrss E os que abrem normalmente todo verão colocam um faixa enorme: "estamos abertos o verão todo!"
  • Como anoitece muito tarde e chove menos, vários festivais acontecem (alguns param em Julho e Agosto) em parques. Semana passada, fui a um festival de cinema no parque. Super gostoso! Tinha cadeira para alugar (e lógico que aluguei uma!) e vinha um cobertor junto com a cadeira. Sorte total! Eu achei que fosse exagero mas depois de 20 minutos, já estava com frio :o)

Beijos

Bia

domingo, 13 de julho de 2008

tese

Coucou!

Stress total por causa da tese (isso porque eu estou começando a escrever! hehe). Já comecei a achar que não vai dar tempo de fazer tudo. Passei o fim de semana escrevendo e lendo e os próximos serão iguais. Pelo menos, estou conseguindo desenvolver o textos e as ideias!

Beijos

Bia

segunda-feira, 7 de julho de 2008

viagens

Oie!


Andei meio sumida porque viajei nos últimos dois fins de semana. No ultimo fim de semana de Junho, fui para Bordeaux. A cidade é legal mas eu esperava muito mais (de tanto que já tinham me falado). Porém, eu fui no fim de semana da Fete du Vin que é um festival de vinho super comportado. E a noite teve fogos de artificio e uma apresentação de luzes e som que foi simplesmente maravilhosa! No dia seguinte, fomos ate St Emilion. Um vilarejo que parece ser tirado de filme. Muito lindo, bem cuidado. Vale muito a pena visitar.


E nesse ultimo fim de semana, o primeiro de Julho, fui a Roma. Resolvemos pegar uma cia área barata e compramos passagem pela RyanAir. Só esquecemos de ver qual seria o aeroporto. Essa semana, no meio dos preparativos.... Surpresa! O voo saia de Beauvais, o aeroporto mais longe e complicado de chegar (tem que ser de Van). A viagem foi assim: 1h30 de Van ate o aeroporto e 1h30 de avião ate Roma! hehe Mas tudo é valido para viajar! :o) O avião aterisa em Roma. Bastou abrir a porta do avião e eu me senti em casa! Alguns motivos:
  • um caloooooor de 40°C super umido! Verão brasileiroFomos pegar um táxi para a pensão/ hotel. La fomos nos, 3 mulheres. Chegamos ao ponto de táxi. Tooooooodos os taxistas (uns 15) vieram falar conosco! Preço fixo não existiu, foi na base da negociação.
  • Todos os italianos sorridentes e brincalhões.
Saudades do Brasil!!

Chegamos a pensão. E por coinidencia, é um hotelzinho organizado por 5 freiras brasileiras do Paraná. Um lugar com uma localização maravilhosa, ao lado do Coliseu. Roma é uma cidade linda, super charmosa, alegre.

Beijos e boa semana
Bia

domingo, 22 de junho de 2008

fete de la musique

Oi!


Esse fim de semana, aconteceu a Fete de la Musique, um festival de musica que acontece todos os anos em Paris. é muuuito legal!! Praticamente todos os bares e restaurantes tem algum grupo de musica tocando na calçada. Isso sem falar nos shows dos museus, centros culturais. Tem também vários grupos que ficando circulando e cantando/ tocando ou ficam em alguma calçada.

Começamos pelo parte norte do marrais e fomos descendo ate o Hotel de Ville e passamos por vários grupos de rock, um grupo de musica sueca, um de musica africana, duas fanfarras, um grupo de tambores ao estilo Olodum e, quando chegamos ao Hotel de Ville, assistimos a apresentação de uma pequena escola de samba (com alguns brasileiros e alguns franceses). Isso foi só uma parte de Paris. As ruas estavam lotadas e pessoas de todas as idades. Uma experiência muito legal!

Só uma reclamaçaozinha para a Prefeitura de Paris que anunciou metro a noite e deixou os condutores fazerem paralizaçao parcial (que na pratica foi quase total). As 2 da manha, não tinha metro, nem onibus. Obviamente todo mundo pegou bicicleta e não tinha nenhuma nas estações. O jeito era brigar por um táxi ou voltar a pé. Sorte que meu grupo de amigos ganhou a luta e conseguiu um táxi!!! hehe

Beijos
Bia
PS: A foto foi tirada fim de semana passado antes do tombo de bicicleta.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

velo

Salut!
;
A prefeitura de Paris, desde o ano passado, colocou estações de bicicletas espalhadas pela cidade. Tudo computadorizado. Para pegar a bicicleta, precisa passar o cartão do metro (se a pessoa pagou uma taxa anual) ou pagar com cartão de credito. é possível pegar uma bicicleta em qualquer ponto e devolver em outro ponto qualquer.A bicicleta tem ate cestinha na frente,da para colocar a bolsa.
;
Depois do epsodio do onibus de madrugada, que eu não consegui pegar uma bicicleta, resolvi pagar a taxa anual e usar o cartao do metro. Com certeza, seria mais fácil de pegar uma bicicleta quando quisesse (Realmente é super fácil).
;
Esqueci de um pequeno detalhe: pela minha memoria, a ultima vez que andei de bicicleta foi há 10 anos. Andei de bicicleta por Key West com meu irmão, quando eu morei em Miami e ele foi me visitar em 98. Dizem que nunca se esquece como andar de bicicleta. Então, semana passada, sai no domingo a noite para jantar com amigos e resolvemos voltar de bicicleta. Já estava quase escuro (esta escurecendo às 22hs). La fui eu. Com um medinho básico porque é proibido andar na calçada e se deve andar pela faixa de onibus. Realmente não esqueci como andar de bicicleta mas quando estou parada e começo a andar ainda demora um pouco para ir reto...... O mais problemático, na verdade, foi passar por Paris e não olhar para os prédios iluminados (que fica lindo). Porém, fiquei concentrada, tentei não olhar muito para a paisagem e cheguei são e salva em casa.
;
Passado uma semana, combino de almoçar com um amigo no sábado. Quando acabamos de almoçar, pegamos as bicicletas e vamos até a região da Madaleine dar uma volta. Depois de um tempo, resolvemos pegar bicicletas e ir passeando pela cidade. Quando vejo, estamos na região de Odeon em ruazinhas lotadas de pessoas como a 25 de Março. E eu tentando não atropelar ninguém. Consegui! Só ouvi uns "Oh-La-La!" rsrss Saímos dessa região, atravessamos o rio e passamos pela Notre Dame. Tudo tranquilo. Caimos numa rua que estava parada porque uma Van de entrega parou no meio da rua (coisa normal aqui). Uma fila de carros esperando. Uma fila de bicicletas passando a direita dos carros, um pé na calçada e o outro no pedal. Eu olhei aquilo e pensei: "Será???" Mas se todo mundo estava fazendo, eu também passaria numa boa. La fui eu, devagarzinho, tomando cuidado para não bater nos carros (só faltava ter que pagar para arrumar a lataria.... em euro!!!). "Passei! Ufa! Tudo em ordem!" Quando vou começar a pegar impulso de novo, passa um cara, na calçada, muito perto de mim. Desequilibro completamente e me espatifo no chão, aos pés de uma senhora que estava passeando..... bolsa para um lado, sapato para o outro. E só um arranhão no joelho. A mulher da calçada ficou suuuuper preocupada, deve ter levado um susto. Mesmo assim continuei a andar de bicicleta e achei uns lugares super tranquilos, bem mais fácil! :o))
i
Bisous
Bia

segunda-feira, 9 de junho de 2008

alta do frances

Oi!
,
Terça-feira, dia de aula de francês. Para ir do meu estagio para aula de francês, apesar de ser relativamente perto, eu pego um trem, tram (tipo metro mas não subterrâneo) e onibus. Obviamente, todos lotados. O tram, eu pego na primeira estação que, por acaso, é suuuuuper movimentada. O tram chegou e eu entrei - junto comigo uma multidão. Daqui a pouco, chega um homem engravatado/ uniformizado da cia de transporte publico e anuncia: "abram espaço para o condutor entrar na cabine!!!!" O condutor ao lado. Todo mundo dentro do vagão se espreme para dar espaço. O condutor continua parado. Todo mundo se espreme um pouco mais. O condutor continua parado........ Até que as pessoas começaram a sair do vagão para o condutor ter espaço suficient de entrar sem esbarrar em ninguém. No maior estilo rei da Inglaterra! Só algumas diferenças básicas..... rsrs
,
Chego na aula e recebo a seguinte noticia da minha querida professora de francês: meu francês esta otimo! Sei todas (ou quase todas) as regras gramaticais! Só preciso continuar a ler, falar, conversar, assistir TV e ver filmes - praticar muito. Aula de francês, agora, só para rever os trabalhos do curso de mestrado. Alta do francês!! Tres chic!! :o)
,
Beijos
Bia

domingo, 1 de junho de 2008

encontro de brasileirada

Coucou!
Essa semana, organizei um jantar para apresentar algumas brasileiras que conheci aqui em Paris. Foram 8 brasileiras e 2 franceses. Uma brasileira estuda comigo na faculdade, 1 franco brasileira e 5 brasileira amigas de amigos de São Paulo: 3 medicas, 1 trabalha com logística, 1 trabalha com investimentos imobiliários e 1 trabalha na área administrativa. Uma mistura boa para trocar experiências da vida aqui. Detalhes:
  • marquei o jantar num restaurante aqui perto (Royal Pereire para os íntimos!) às 20h30. Os únicos 2 que chegaram na hora foram.......... os franceses!! Óbvio. rsrs As meninas foram chegando e as ultimas chegaram com 50 minutos de atraso. Numa boa, sem pressa e nem preocupação da parte de ninguém. A não ser dos franceses que ficaram reclamando que estavam com fome!
  • Os franceses todos de preto, inteiramente preto (a cor preta é uniforme aqui em Paris. Incrivel!). E as brasileiras com cores diferentes!

Apesar dessas pequenas diferenças entre franceses e brasileiros, o jantar foi otimo!

Beijos e boa semana

Bia

domingo, 25 de maio de 2008

temporada de visitas e congresso

Bonjour!
;
Depois que voltei de Londres, tive a semana com mais visitas desde que cheguei. Primeiro, na segunda 12 (feriado inesperado - pelo menos para mim!), passei a tarde passeando com minha ex-chefinha que tinha algumas horas em Paris.
;
Depois, duas das minhas melhores amigas vieram me ver. Tres chic as 3 em Paris!!! Uma chegou na terça 13 e passou a semana inteira comigo e dormiu a semana inteira no meu apartamento! Uma experiência e tanto. hehehe Mas sobreviveu e se divertiu com o "quarto de hospedes" que tem vista privilegiada para a Torre Eiffel, assim como o chuveiro. Já a outra amiga ficou só dois dias (sábado e domingo). Infelizmente, meu studio é um pouquinho pequeno e não cabe três pessoas ao mesmo tempo mas ela ficou num hotel há um quarteirão daqui. Cada vez que ia ao hotel busca-la, eu pensava: "quero um banheiro de verdade!!!" Elas conheceram todos meus amigos daqui. Passeamos muito por Paris. Fomos também passar o dia em Giverny ver a antiga casa do Monet e seus jardins. Apesar de ser meio atrapalhado chegar la, o lugar é lindo. é exatamente como Monet pintou. Domingo as duas foram embora, uma de manha e a outra a noite. Não preciso nem dizer que choooooooooooooooooooooooooooooooooooorei e chorei muito para dizer tchau. Fiquei triste, não gosto de despedidas em especial agora que estou longe mesmo. Voltei para casa e resolvi limpar a casa e lavar roupa. Peguei tudo que precisava para lavar roupa mas esqueci a chave de casa. Fechei a porta e esqueci a chave dentro! Me tranquei para fora de casa!! é o fim.... Liguei para a proprietária e la fui eu pegar uma copia na casa dela (que ainda bem estava la)
;
Na segunda, dia 20, recebi a visita do meu querido medico que colocou os parafusos na minha cabeça. Jantei com ele + sua mulher e sua mãe.
;
E acabou a temporada de visitas. Acho que a próxima visita vem em Julho. A não ser que tenha uma visita inesperada. Como um amigo que veio há 1,5 mês. Atravessando o mundo (tres chic!) via Paris, acabou tendo que passar a noite em Paris e dormiu aqui. (esqueci de contar antes sobre essa visita e levei bronca!!!!) Visita inesperada que fez a semana ficar otima. Comentário dele quando se despediu de mim: "acho que esse foi o menor apartamento que já fiquei!"
;
Essa semana, participei da organização do meu primeiro congresso francês. Depois de passar três semanas ao telefone, ligando para os médicos e confirmando ou anulando participações, acompanhei o congresso. Foi num hotel chique que fica perto daqui, o Concorde Lafayette. Passei a noite la. Uma experiência legal ver de perto a maneira francesa de organização.
;
Sai do congresso na hora do almoço e fui almoçar com um amigo e depois fui aprender a jogar golf. La fui eu de roupa de trabalho (terninho), mas com sapato baixo, jogar golf. Estava perfeitamente vestida para o ambiente!! rsrs Joguei um pouquinho só.
;
Sei preciso atualizar as fotos, com as fotos desses últimos passeios. Como todos que estavam comigo, tiraram fotos, eu (preguiçosa) não tirei nenhuma. Agora, estou esperando que todos me mandem as fotos que tiraram comigo para poder mostrar para vocês! (cobrança direta!! rsrs)
;
Beijos e boa semana
Bia

segunda-feira, 12 de maio de 2008

londres

Oie!

Voltei para Paris depois de passar um fim de semana em Londres. Foi muito gostoso! Passei bastante, revi todos os pontos turísticos e museus. Sentei numa cadeirinha no Hyde Park, comi comida indiana e etc.

O principal foi perceber como estou feliz de estar em Paris. Percebi como Paris é uma cidade bonita e como é especial a maneira francesa de tratar suas tradições e cultura.

Essa semana, receberei a segunda visita de longa estadia no studio. (longa estadia = 5 noites e 6 dias). Uma nova aventura! Vamos ver se minha minha amiga sobrevivera a essa aventura..... hehe

Beijos

Bia

sábado, 26 de abril de 2008

animaçao do 3D meu studiozinho

Um animaçao para entender melhor o meu espaçoso studio!!

escola de cabelereiro

oi!
à
Entediada com meu trabalho de estagiaria (dobrar folhetos, xerocar, encadernar e fazer listas), resolvi que precisava fazer alguma coisa nova na minha vida. Depois de muito pensar e observar a mulherada francesa. Decidi que seria a oportunidade perfeita para experimentar um corte e cabelo novo (aqui tem uns cortes diferentes, bonitos ou não, mas ninguém parece achar estranho). Para isso nada melhor do que ir a uma escola de cabeleireiro. Liguei para algumas(nada é fácil): teve uma que pediu reserva com duas semanas de antecedência (estão se achando!). Achei uma outra que dizia que a escola era para reciclagem de antigos profissionais e treinamento de novos. Melhor é que é ao lado da minha mansaozinha . As únicas exigências: cortar ao menos 4 cm de cabelo e ter 2,5 horas para ficar la. Reservei um dia e la fui eu!
o
Cheguei la com a ideia de que seria um treinamento para antigos profissionais e que seria proposto um super corte legal para mim. O lugar é enorme e me levaram para sentar numa das cadeiras. Em 2 minutos, chegaram 3 pessoas: o professor e duas alunas.
o
Primeira parte da aula: conversar com a cliente e descobrir o que ela quer. Detalhe: eu não sabia o que queria...... queria que alguém me sugerisse. Porém, o professor disse que ninguém poderia resolver por mim (ou seja: não tem nenhuma sugestão, você tem q decidir sozinha!). Então, olhei para o lado e disse que gostava do cabelo de uma mulher que estava la. Ai, o professor ensinou como calcular o corte e tal. Muito interessante e estava me divertindo!
o
Intervalo: lavar o meu cabelo antes de cortar. Sentei para lavar, super sossegada...... quando as meninas (as duas de 17 anos) começam a falar uma para outra: "Je suis stressée!! Esse é meu primeiro corte de cabelo". Todo meu sossego foi embora, eu pensava: estressada sou eu agora!! Mas vamos la!
o
Segunda parte da aula: o corte propriamente dito. O primeiro corte é super simples porque é só para tirar o excesso de cabelo. Só nesse primeiro corte, uma das meninas demorou 5 minutos contados no relógio! Quase surtei! Pensava: vou sair careca daqui! Mas o professor estava la e dizia: corta mais aqui, corta mais ali, aqui esta torto e etc.
à
Porem, no final, ficou bem legal! Fiquei feliz! Coloco uma foto aqui para vocês conferirem o resultado.
o
Beijos
Bia

sábado, 19 de abril de 2008

educaçao francesa

Salut!

O serviço aqui na França não é o melhor, as pessoas não são muito delicadas. Pelo menos em comparação ao serviços e tratamentos brasileiros. Um bom exemplo é o atendimento em padarias. De vez em quando, não sei o que quero logo que entro e dou uma olhada básica para decidir o que vou comprar. A atendente atrás do balcão diz com uma super delicadeza: "MADAME, VOCÊ JÁ SABE O QUE QUER????????" no estilo: eu não tenho o dia inteiro para te atender, da para você escolher logo!! E muitas vezes eu sou a única pessoa na loja, não tem fila nem nada....... Sem logica! E é por isso que algumas coisas me surpreendem:
  • outro dia fui ao cinema, uma sala que nunca tinha ido e que tem outras coisas no mesmo prédio (livraria, café, etc.) Não estava achando a sala de cinema e perguntei para o segurança: "Onde é o cinema, por favor?" Ele respondeu: "Bonsoir?!" Eu: "bonsoir, onde é o cinema por favor?". E assim ele respondeu. Aqui é obrigatório dizer Bonjour, Bonsoir e Au revoir....... mesmo que depois venha um "DA PARA ESCOLHER LOGO O QUE VOCÊ QUER!!!!" rsrss
  • quando fui para Lille, fui de trem. Peguei o trem das 20h30, o trem não estava lotado mas bem cheio e cada um (muitos executivos) lendo ou trabalhando no computador. E eu....... conversando...... bla bla bla bla. Num tom de voz normal (pelo menos para mim). Ate que vieram me dizer que, aqui na França, para conversar dentro do trem, precisa ser como um cochicho (baixinho) para não atrapalhar os outros. é o fim!!! hehehe
Beijos
Bia

quarta-feira, 2 de abril de 2008

varios: escargots, estagios e onibus


Coucou,

Semana passada, segunda, dia 31/03, foi o ultimo dia de faculdade e tive a prova mais difícil dos últimos tempos! Politicas culturais francesas, coisa básica..... Se os franceses acharam a prova difícil, eu achei meeeeeeega difícil. Eram três perguntas, eu sabia 90% de uma. A sorte foi que o diretor já tinha deixado eu fazer a prova em casa e entregar na terça de manha (a outra brasileira do curso também pode fazer isso). Fiquei toda feliz que poderia fazer a prova com calma e com consulta. Cheguei em casa e comecei a fazer a prova às 19hs e foi muuuuito difícil! Se consegui tirar uns 10 (aqui as notas são de 0 a 20), já estou feliz! Bom, acabei à 1h. Conclusão é que fui dormir às 2 da manha.

Na terça, primeiro dia de estagio, não podia chegar atrasada. Acordei quebrada..... Como o estagio é fora de Paris, não tem metro e vou de onibus. Posso pegar o onibus 163 ou 164. Quando estava chegando na esquina vi o onibus 163. Sai correndo e consegui entrar no onibus. Ufa! Quando olho para cima (os onibus tem 2 ou 3 cartazes do lado de dentro com o numero do onibus e o itinerario), esta escrito 93 e o itinerário! Surtei..... pensei: "primeiro dia de estagio e eu vou chegar atrasada! Devo estar muito zonza mesmo ou o meningioma cresceu tanto que eu já não enxergo bem dos dois olhos! Preciso voltar para o Brasil hoje! Ou dormir...... Vou chegar atrasada....." Dentro do onibus, estava todo mundo calmo e ninguém comentando que havia algo errado. O erro devia ser meu mesmo. Entao, desci no ponto seguinte. Quando saio do onibus, estava o numero 163. O onibus era o certo, o cartaz de dentro que estava errado! Mas, ai, eu fiquei com vergonha de subir no onibus de novo..... e esperei o próximo! hehe Sorte é que só cheguei com 4 minutos de atraso....

O estagio é muito interessante. Mas a maneira deles trabalhararem é muito diferente. O departamento que eu trabalho tem 40 pessoas e só 2 homens (básico, ne!) às 6 da tarde, quase todo mundo pega as coisas e vai embora. Ninguém se preocupa se outro esta com muita coisa ou atrapalhado. Também, ninguém acha ruim que alguém esta saindo às 18hs em ponto. A lenda de que as pessoas são muito fechadas e distantes é verdadeira (segundo os franceses, não é distancia e, sim, um respeito pela vida pessoal do outro). Ninguém pergunta da vida pessoal do outro, só se tiver mais intimidade. Sexta-feira, o trabalho acaba às 15hs e ninguém me avisou. Então, estava eu dobrando papel (trabalho de estagiaria!!) quando às 16hs uma pessoa veio me avisar que eu podia ir embora. Eu disse: "Que bom! Vou viajar hoje." A mulher respondeu: "Otimo, boa viagem!" Foi super educada mas eu achei interessante porque qualquer brasileiro responderia - "Otimo, você vai viajar para onde?" Muito diferente.....

No fim de semana passado, fui para Lille. Uma cidade no norte da França, quase na Bélgica. Super bonita. Uma das poucas cidades que não foi destruída durante a segunda guerra, então, os prédios são antigos e lindos. Muuuuito frio, chuva e gelo! Alguns pratos são tradicionais da região, entre eles o escargot com um molho de queijo. EU COMI!! E GOSTEI!!!! tirei ate foto para marcar esses momento histórico! hehe

Bisous

Bia

domingo, 30 de março de 2008

balanço de 6 meses

Coucou,
Hoje é o aniversario de 6 meses da minha chegada à Paris. 6 meses bem vividos, com experiências, muito choro.
  • 2 dias depois de ter chegado: Entrei pela primeira vez na minha mansão. Chorei! Tinha certeza de que não conseguiria morar aqui. Não só consegui morar aqui como já nem me incomodo (muito) mais com o tamanho. Ate já recebi visita!
  • 2 semanas depois de ter chegado: fui para Dijon. Primeira semana da faculdade. Percebi que não falava nada de francês! Chorei e chorei muito! Tinha certeza que não ia conseguir acompanhar. Realmente não consegui perfeitamente mas foi quase la.....
  • 5 semanas depois que cheguei: choooooooorei muito e muito mesmo. Desisti de ficar aqui. Estava com saudades dos meus amigos e da minha família, de SP, de tudo. Liguei para minha mãe e disse: "Mãe, por que você deixou eu vir para cá? Eu não sei falar francês, não conheço ninguém! Você deveria ter me proibido de vir!!!"Minha mãe (super pedagoga) respondeu: "Bia, você já tem 34 anos. Você faz o que você quiser e eu não posso te proibir de nada!" hehehe
  • 6 semanas depois que cheguei: resolvi ligar para todo mundo que eu tinha o telefone. Liguei e comecei a conhecer pessoas e me divertir muito

E também muitas experiências divertidas e interessantes

  • Já sei tingir cabelo sozinha! Estou craque! Quem quiser tingir, é só vir para cá. Detalhe é que quando tingi, há 3 dias, sujei o "banheiro" todo! Ficou com tinta espalhada por tudo
  • Fico super feliz quando esta 8 graus! Acordo e penso: "esta quente! Que gostoso!!"
  • Tenho carrinho de supermercado pink para poder ir ate um supermercado mais longe (As pessoas aqui usam um tipo de carrinho de feira que tem uma sacola, no lugar do aramado)
  • Já tenho uma colecao de cachecol, para diversas ocasiões e temperaturas
  • magret de canard é muito bom
  • conheci muita gente legal!
  • o melhor sushi do mundo é o de SP. A pizza tb.
  • Paris deve ser a cidade que mais chove no mundo
  • Meu francês esta bem melhor mas meu inglês e português estão muito piores.

Conclusão geral é que desafios são bons para serem superados e que a vida é imprevisível! :o)

Bom, após esse balancete, as novidades. Amanha é o ultimo dia do modulo de aulas. Tenho a ultima prova, que também é a mais difícil (politicas culturais francesas! sei tuuuuuuuuuudo!) e alguns trabalhos para entregar. E ai terça, começa o modulo estagio. Achei um estagio super legal numa agência de eventos daqui. Estou animada! Depois conto os detalhes.

Beijos e boa semana

Bia

terça-feira, 25 de março de 2008

post de silencio

Hoje, infelizmente, morreu uma pessoa muito próxima. Durante toda minha vida, ele foi um grande amigo dos meus pais. Nos últimos anos, ele passou a ser meu chefe e depois meu amigo também. Uma pessoa forte, lutadora que estava sempre otimista. Sempre me deu força para lutar contra meus parafusos e, por varias vezes, quando desisti de procurar soluções, ele tentava me convencer de continuar.....
Vamos sentir sua falta!
:o(

segunda-feira, 24 de março de 2008

Giboulet de mars

Oi!

Para não sentir falta das mudanças climáticas em São Paulo, é só vir para Paris em Março. O tempo muda demais. Um dia pode estar 15 graus e no dia seguinte pode estar 1 grau. No mesmo dia pode fazer um solzao, chover e gear. Dizem que neva muito nessa época aqui...... mas ate agora nada! Tempo maluco!

Contando os dias para o modulo de aulas acabar....... em 1 semana! Fazendo muitos trabalhos e estudando para provas finais.

beijos e boa semana
Bia

domingo, 9 de março de 2008

conversas no restaurante

Oi!!

Os apartamentos aqui, como vocês sabem, são minúsculos. Cinemas, restaurantes e teatros também são minúsculos. Nos restaurantes, as mesas são muito próximas uma das outras. Tao próximas que algumas vezes podem ser consideradas uma mesa só. Assim fica muito fácil de ouvir a conversa dos outros, isso é normal. Porém, sexta feira, tive uma experiência inédita!

Fui jantar com um amigo num restaurante japonês (segundo o povo daqui, é um restaurante de comida japonesa verdadeira e não de sushi). Chegamos e sentamos numa mesa para dois. Um lado o corredor e do outro lado uma mesa com um cara sozinho de uns 35/ 40 anos. Recebemos o cardápio e começamos (meu amigo e eu) a conversar sobre o q escolher. Ai o cara do lado:
- Acho q vocês devem pedir esse prato de picadinho. é uma delicia!
- Ah, ta! Obrigada pela dica

Vem a garconete e pedimos os pratos. Começamos a conversar (meu amigo e eu) e quando paramos de conversar por 1 segundo, o cara fala:
- Eu acho que vocês deveriam pedir o guiosa daqui, é muito bom

Pedimos o guiosa que chega em 2 minutos.
- Muito bom mesmo
- Obrigada pela dica

Ai chegam nossos pratos. Eu pedi um prato de frango. Digo para meu amigo:
- Que gostoso! é a primeira vez que como frango aqui!
vira o cara do lado (que não ouviu o fim da minha frase):
- Por que no Brasil não tem frango? (nessa altura, ela já tinha escutado que sou brasileira)
- Tem e muito. Mas aqui, nas brasseries francesas não tem frango. Só tem pato, carneiro e carne de boi.
- Ah ta.... é verdade

Volto a conversar com meu amigo. Digo:
- Queria achar um restaurante brasileiro bom aqui em Paris. Estou com saudades das comidas brasileiras
vira o cara do lado:
- Conheço um lugar otimo. Não é restaurante. Na verdade, é mais bar com musica ao vivo

E assim foi o jantar inteiro! rsrss Ele foi conversando conosco como se fosse se estivesse sentado na mesma mesa. Ele acabou antes de nos, se despediu e foi embora. So faltou dar beijinho de tchau!

Boa semana!
Bisous
Bia

domingo, 2 de março de 2008

festa no ap!

Festa no ap (não no meu, claro. é micro demais).
;
Sexta fui à minha primeira festinha em Paris. Era do amigo de uma amiga e bem no centrao de paris (estação Chatelet), é um lugar um pouco perigoso (padrões franceses) apesar de ser um lugar cheio de bares e restaurantes. Se o meu apartamento tem 17 m², o dele deve ter 25m². A diferença básica é que ele tem cozinha e banheiros em comodos separados. Mesmo assim, é um apartamento pequininho e devia ter umas 25/ 30 pessoas! O comodo quarto/ sala/ closet/ escritório tinha um tipo de beliche do tamanho de cama de casal e embaixo tinha um sofá, no lugar de outra cama (coisa típica daqui, assim ganha espaço). Como ainda esta frio, todos foram de casacos. E tinha uma plaquinha "chapelaria" apontando para cama! O apartamento só tem 2 cadeiras e o sofá, todos ficaram de pé o tempo todo! Festinha parisiense!
;
Tinha combinado com minha amiga de sairmos mais ou menos meia noite. Mas acabamos saindo à 1h30. De sexta e sábado, o metro fecha à 1h40. Ela entrou numa estacao de metro perto mas a linha não servia para mim. Então, la fui eu para a estacao, fui fazendo o caminho que achei que tinha feito na ida (mas que não tinha prestado muita atenção porque estava conversando). Obviamente, quando achei a estacao, ela já estava fechada. Então, resolvi pegar um onibus noturno mas ele só passaria depois de 30 minutos. Então, resolvi pegar um táxi mas todos estavam ocupados, toooodos! Então, resolvi pegar uma bicicleta (existem bicicletas espalhadas pela cidade para qualquer um pegar) mas nao consegui fazer a maquininha funcionar e não consegui pagar. Então, resolvi andar em direcao da minha casa........ Depois de andar 25 minutos, cheguei ate um outro ponto de onibus e já estava na hora do onibus passar. O que me poupou de mais 40 minutos de caminhada!!!
;
Conclusão: em Paris, nunca voltem para casa depois da 1 da manha. A não ser que chamem o táxi antes de ir para rua ou que consigam pegar uma bicicleta!!
;
Beijos e boa semana
Bia

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

paris e seus banheiros

Salut!
Semana passada foi uma semana de mimos e vários passeios por Paris. Mimos como só uma mãe faz! Do Brasil, ganhei um dos meus bolos favoritos (que veio embrulhado com plástico bolha e papel cartão!!), catupiry (que veio congelado no avião) e três caixinhas de feijão para microondas! Realmente, só uma mãe, para trazer tudo isso dentro da mala!!
Também passeamos muito por Paris. Passamos quase todos os dias andando e passeando. Isso só veio provar a minha ideia de que franceses e brasileiros tem relações completamente diferentes com banheiro. Em São Paulo, lojas, shoppings, teatros fazem banheiros bonitos e modernos. Muitas vezes grandes e com poltronas. Aqui os banheiros são, em sua maioria, antigos e pequenos..... nem sempre bem cuidados, falta papel higienico e tal. Muitas apartamentos novos de 70m² +/- tem só um banheiro. No Brasil, todos os apartamentos novos desse tamanho tem, no mínimo, 2 banheiros! Realmente muuuito diferente!

bisous
Bia

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

vacances

Uma semana difícil - com muitas saudades do Brasil, entrevistas de estagio frustradas e um bate boca enorme com uma professora (que, obviamente, acabou com choradeira no banheiro!! rsrs). Detalhe bom é que a briga foi em francês!!! E apesar de erros e gaguejadas, tive uma primeira briga em francês! E consegui me expressar!!! :o)))

Agora, terei uma semana de ferias com a visita hipéééér especial da minha queridissima mãe. Serei mimada por 1 semana!!! Maravilhoso!

Bisous
Bia

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

sotaque frances

Oiiiii!!!

Rola pelo mundo, a lenda de que, na língua francesa, não existem palavras da língua estrangeiras. Lenda pura! Existem muitas palavras, porem, todas com sotaque à francesa. Exemplo: marketing = marketiiiiing, Microsoft (falamos maicrosoft) = microsoft mesmo. Assim vai com todas palavras e nomes de origem estrangeira: Harry Potter = Haryyyyyy Potéééééér.

Essa semana, estava conversando com um amigo e contando que, em Sao Paulo, existe um hospital particular muito grande. Ai ele perguntou o nome e eu:
- Albert Einstein
- Quoi?
- Albert Einstein
- J'ai pas compris
- Albert Einstein
(cara de quem nem imaginava o que eu estava falando)
- Albééééééért Einstééééééééin
- Ah!!!!

Essa semana, vivenciei uma situação de transito Paulista. Estava eu, no onibus, voltando para casa (da aula de francês) quando uma Van fecha o onibus. O onibus fecha a Van. A Van fecha o onibus e bate no onibus. O motorista do onibus fica irritado, acelera o onibus que empurra a Van ate o meio de um cruzamento, alem de raspar toda a lateral. Supéééér calmo andar por aqui!!! rsrss

Beijos e boa semana
Bia

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Sr. Jorge

Hoje é aniversario do meu avo! 103 anos!!! Com festa e tudo!!

Parabens Sr. Jorge!!!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

logica francesa

Oi!

Em Março acaba o período de aulas da faculdade e, em Abril, começa o período de estagio que pode ser de 4 a 6 meses. Então, mandei CVs para vários museus, instituicoes e produtoras. Eu tive algumas entrevistas (ate agora sem resposta) mas cada uma foi uma aventura diferente. O escritório de um dos escritórios é na esquina da minha mansão. Então, cheguei la exatamente 5 minutos antes da entrevista. Pedi para falar com o cara e a recepcionista:

- Ele não trabalha aqui.
- Como assim??? Ele trabalha onde?
- (num francês bem devagar) Ele não fica aqui.
- Eu entendi!!! Mas ele trabalha onde?
- (francês bem devagar) Essa é uma sede, ele fica em outra sede
-Eu entendi!! Mais ou????????? Eu tenho uma entrevista com ele agora!

Ai, a recepcionista, simpática, ligou e avisou que eu estava no lugar errado. Ai, ela virou para mim e falou:

- Vou te explicar como chegar la. Vc conhece paris?
- Conheço (fala logo pq estou atrasada!!!)
- Você sai da agência e à droite, ai tout droit, à droite, e tout à droit de novo. E voilà! Você esta la!
- Que????
- Você sai da agência e à droite, tout droit, à droite, e tout à droit de novo

Não da para entender nada! rsrss Tradução:
à droite : a direita
tout droit : seguir reto
Absolutamente sem lógica!! A sorte é que eu conheço a região e consegui perguntar pelos nomes das ruas qual era o caminho. Chego la, a entrevista começa e eu peço desculpas pela confusão. O cara me diz: achei que você tivesse entendido que era aqui. Como era uma entrevista de emprego, engoli seco e deixei quieto mas a vontade era de responder: como saberia se você não me disse nada!!! :o))

Beijos e bom carnaval
Bia

sábado, 19 de janeiro de 2008

professores e encanadores

Salut!
;
Essa semana, tive duas experiências que resumem bem a diferença de serviços no Brasil e na França.
;
professores: quinta feira, tive uma matéria nova - Patrimonio Cultural - com um professor peruano. O cara fala francês como se estivesse falando espanhol, no mesmo ritmo. Muito engraçado (eu posso rir porque falo francês muito pior que ele! rsrss) A aula foi super interessante e prendeu minha atenção. E eu fiquei pensando qual era a diferença em relaçao as outras aulas. Achei primeiro que era o sotaque, que talvez fosse mais fácil de entender. Ai depois fui perceber que a diferença toda estava na maneira dinâmica da aula. O cara já chegou brincando, perguntando e incentivando a participação do grupo. Alem de não ficar sentado um minuto. Foi ai que percebi como as aulas são monótonas, os professores sentam e lêem textos. Tudo na mesma intonação de voz. é chato! Sempre achei que a minha dificuldade em me concentrar estava na falta da minha fluência em francês. Mas, não!!! No intervalo, todos estavam comentando como esse professor é interessante. Fiquei pensando que um professor, de escola ou faculdade particular, que fique sentando o tempo todo, vai receber muitas reclamações. Realmente isso é muito difícil e acontecer no Brasil!
;
encanadores: desde que cheguei, cada vez que aperto a descarga vaza agua de um tanquinho que fica no teto. Esse vazamento tem piorado de pouquinho em pouquinho e agora já cai agua suficiente para molhar o chão e etc. Depois de muito insistir, consegui que um encanador de verdade viesse. Ele veio semana passada para ver o problema e voltou hoje. (detalhe: ele é lindo!rsrs) Hoje, ele veio com mais um ajudante. Como não tem muito espaço na minha mansão, os dois chegaram e jogaram os casacos sobre tudo na minha cama (folga!!). Alem de consertar o vazamento, eles deveriam colocar azulejo no box da privada porque o vazamento tinha estragado toda a pintura. (outro detalhe: ontem fiz a limpeza semanal da mansão e lavei roupa. Estava tudo cheirozinho e limpinho) Estava eu ao telefone quando o cara começou a cortar azulejo com serra eletrica! Ele podia ter avisado porque o barulho foi enorme que não escutava mais nada e porque fez um pó horrível. Sai correndo para cobrir a cama com outro lençol, tirar as toalhas de banho e rosto, guardar sobretudo, etc. é o fim!! (mais um detalhe: no meu mega studio, só tem 1 privada - não posso chamar de banheiro. Então, no meio do dia, estava apertada e fui correndo até a o Mc Donalds da esquina. Pelo menos não comi nada estragado esses últimos dias....) Bom, eles foram embora, agora, porque o problema é maior do que se imaginava e vão precisar trocar todo o encanamento. Mas, eles foram embora e deixaram tudo sujo..... tudo o que eu tinha limpado ontem. :o((( E não é um sujinho básico pós-reforma. SUJO mesmo!!!! Aguardem cenas dos próximos capítulos porque já vi que ainda vem sujeira feia... rs
;
Ah! Novidade: provavelmente haverá nova greve essa semana!
;
beijos
Bia

sábado, 12 de janeiro de 2008

provas

Oi!
;
Depois de duas semanas de férias, as aulas começaram na última segunda feira. Já tínhamos uma prova marcada para terça tarde, era de budget/ orçamento/ contabilidade. No sábado, recebemos um email dizendo que teríamos prova de administração na mesma terça. Além da prova de inglês que seria quinta. Bom, segunda..... volta às aulas.... todo mundo histérico.... estudando, brigando para não ter duas provas no mesmo dia. Stress total!
;
Chega terça, eu acordo e durante o café vou estudando (contabilidade em francês é o que há!). Chego na faculdade (atrasada 10 minutos.....) e a prova de administração já começou. Depois de 15 minutos, la estou eu, concentradissima fazendo a prova e estava só na metade, quando o professor fala: "Vamos corrigir todos juntos e debater sobre as questões". Depois de duas horas de correçao de prova, acabou a aula e o professor nem recolheu prova.....
;
Almoço..... stress..... todos estudando para prova da tarde. Chega o professor, todos nervosos.... e o professor nem trouxe a prova digitada e xerocada. Ele começa a.... ditar (!!) a prova. Começa a ler, demoro para entender e quando começo a responder as perguntas...... o professor fala: "vamos corrigir, debater e depois eu recolho as provas". Pelo menos recolheu as provas!!!
;
Quinta-feira, prova de inglês, duas horas de prova! Escrever e escrever, para mim tranquilo. Mas para o povo que não sabe inglês muito bem, foi difícil....
;
Agora, começou a época de trabalhos e provas! E algumas provas prometem uma histeria generalizada!! Mas, com certeza, todos sobreviveremos..... espero!! :o)))
;
bisous
Bia

domingo, 6 de janeiro de 2008

cabelos e barra de calça

Coucou!
;
Algumas coisas são mais complicadas do que imaginamos. Se já não são simples explicar em português, imagine em Francês! Também é complicado achar alguns serviços simples....
;
La fui eu cortar o cabelo. Pensei muito em ir a uma escola de cabeleireiro mas todas elas logo avisam que o corte será de acordo com as necessidades delas.... Fiquei pensando, discuti com a minha assessora para assuntos aleatórios (queridissima Mãe!) e cheguei a conclusão que era arriscado. Já imaginou se eu saísse com o cabelo curtíssimo, corte estilo Joãozinho?? Melhor não.... Pesquisei pelo bairro e achei um cabelo que tinha uma promoção para os clientes novos. Fácil decisão! La fui eu! Cheguei, confirmei a promoção e logo fui atendida pela "fofa" da cabeleireira que não tinha paciência alguma para entender meu francês. Tentei explicar que queria o mesmo corte mas que precisava cortar as pontas. Como aqui tudo funciona a base de combinados e pacotes, o corte de cabelo tem lavagem e escova inclusos. Então, aproveitei a mordomia! No meio da lavagem, ela me pergunta se quero por creme (que eu entendi como condicionador básico) no cabelo. Claro!!! Quero tudo! Alem do que, sem creme, vai seria impossível pentear. Passou o creme, cortou o cabelo e fez escova. Na hora de pagar, o susto! Ela cobrou 10 euros pelo creminho!!!!! é o fim!!!! Mas pelo menos consegui explicar o corte e saiu direitinho, um pouco mais repicado do que gostaria mas ficou legal!
;
Resolvi que estava na hora de repor a calça preta novinha que cortei junto com a perna na minha primeira semana aqui. Decidida a enfrentar multidões, fui ao shopping. Depois de algumas lojas, achei uma calça legal. Só precisava de um ajustizinho básico: barra da calça. Perguntei para a vendedora se eles arrumavam, não. Perguntei se ela conhecia onde arrumar: não. Mais tarde, encontrei com a dona do apartamento que alugo. Perguntei para ela onde fazer a barra da calça. Resposta dela: "você não sabe fazer barra de calça????????????". Eu: "não. Em SP, todas as lojas fazem esses ajustes.......". Ela: "pois aqui não é assim. Essa é uma boa hora de você aprender a fazer barra de calça!!!" hehehe dei muita risada. Eu, com linha e agulha, fazendo uma barra sem deixar a calça marcada???? hehehe Fiquei pensando como fazer, arquitetando planos.... a melhor ideia que tive foi a de procurar, pela Internet, lugares que ajustam roupas. Achei e pertinho da minha casa!!!! ufa....... :o)
;
boa semana a todos
beijos
Bia

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

bonne année

Bon jour!
Aqui em Paris, um tempo otimo! Esta 8 graus! Para mim, isso é um calorzao! hehe Depois de -6 qualquer temperatura acima de 0 é maravilhosa!

Estou sem aulas da faculdade por 2 semanas, volto dia 7 já com prova de finanças! Mas ate agora, aproveitei para conhecer Paris um pouco. Andei bastante a pé para conhecer lugarzinhos que não conheceria na correria do dia e lugares importantes. Ou tentei conhecer ...... porque a cidade esta simplesmente abarrotada de pessoas! Na sexta passada, resolvi ir até Galeries Lafayatte e Printemps procurar um conjunto de cachecol, luvas e gorro/ chapéu. Preciso dizer que estava me vestindo bem como turista: luvas vinho, cachecol roxo ou marrom com bege e gorro preto. Se contar que ainda tinha outras cores do sobre-tudo, do pullover e da calça, ficava ridículo! Então, la fui eu, tentar achar algum conjuntinho para eu ficar tres chic! Fui toda animada, peguei o metro e desci na Opera. Andei um quarteirão até chegar no Boulvevard Haussmann. E fiquei absolutamente pasma quando cheguei........... estava simplesmente como a 25 de Março! LOTADA! Não dava para chegar perto das vitrines (que estão enfeitadas), então, atravessei direto para dentro da loja. Como a parte de luvas, cachecol e meias é a parte mais barata, estava lotada de pessoas vendo e comprando. Não tinha nem como alcançar qualquer produto! Resolvi sair e olhar as outras lojas da rua..... Sonho meu!!! Estava tão cheio que em alguns momentos a multidão da calçada fazia um empurra-empurra. Voltei para casa sem ter comprado nada e sem ter visto nada.....

Dia seguinte, sábado, pensei: vou ao shopping meio fora de Paris, la vai estar vazio já que é fora da área de turistas. Engano! Sábado chuvoso é sinonimo de shopping em qualquer lugar do mundo! Lotado de parisienses e turistas. Não dava nem para olhar direito as coisas dentro das lojas. Achei a Tie Rack que tinha uns chapéus bonitinhos..... nenhum entrou na minha cabeça! Decepcionante!! Voltei sem ter comprado nada....


Domingo, resolvi fazer um programa cultural: museu e cinema. Obviamente, lotado! Fui ao Musée de l’Orangerie que fica dentro do Jardin des Tuileries. O Jardin estava lotado, só dava para ver cabecinhas.... E fiquei meia hora na fila para entrar no museu. Pelo menos valeu a pena, o museu é muito legal. E, o cinema, não estava lotado! O que foi maravilhoso!

Quanto ao conjunto gorro/ cachecol/ luvas, consegui comprar parte (chapéu e cachecol) no supermercado Monoprix (um supermercado que vende varias outras coisas também e que tem uma filial em cada bairro). Agora, sim, estou toda combinando! :o)))

Um 2008 maravilhoso para todos, com tudo de bom que se tem direito!

bises

Bia